Sou aluno de Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis
Reconhecido pelo Decreto Federal n° 78.604, de 21 de Outubro de 1976, publicado na DOU de 22 de Outubro de 1976, página 14.042, seção I, parte I. Renovado o Reconhecimento pela Portaria 124 de 09 de julho de 2012 publicada no Diário Oficial da União nº 132, seção 1 de 10 de julho de 2012 e Portaria nº 931, de 24 de agosto de 2017, publicada no DOU no dia 25 de agosto de 2017, com 112 vagas anuais, em funcionamento no turno da noite. A Portaria nº 949, de 30 de agosto de 2021, publicada no Diário Oficial da União nº 165, Seção 1, pag. 56 em 31 de agosto de 2021, renovou novamente o reconhecimento do curso.
Coordenadora
Contadora Mônica Stormowski
E-mail: contabeis@fema.com.br
Características do Curso
Titulação: Bacharel em Ciências Contábeis
Vagas: 112 vagas anuais, sendo 56 vagas para o 1º semestre e 56 vagas para o 2º semestre.
Duração: 4 anos (8 semestres)
Carga Horária: 3.200 (três mil e duzentas) horas
Histórico
O Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Machado de Assis está fundamentado na história da região em suas exigências. Desde a sua concepção, o Curso de Ciências Contábeis foi agente de transformação na comunidade local e regional. O curso tem contribuído com a formação de profissionais habilitados ao exercício consciente de sua profissão contábil e áreas afins. Durante a sua trajetória, para atender as exigências do mercado, o curso de Ciências Contábeis estruturou e flexibilizou seu projeto pedagógico de curso para acompanhar as significativas mudanças do ambiente em que está inserido, formando egressos com um perfil adequado para atuar de forma ética, responsável, competente e inovadora.
As Faculdades Integradas Machado de Assis estão inseridas na área de abrangência da 17ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul são que é composta pelos seguintes municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista Do Buricá, Campina Das Missões, Candido Godoi, Doutor Mauricio Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelaria, Novo Machado, Porto Lucena ,Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São Jose do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. As políticas que as Faculdades Integradas Machado de Assis adotam para seu desenvolvimento administrativo e pedagógico, contemplam de forma pontual sua missão, seus objetivos, suas metas e seus princípios. Todas as políticas são declarações que orientam a tomada de decisão, que visam o progresso da Instituição, dos docentes, dos discentes e da comunidade em geral. As empresas necessitam de profissionais que saibam compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, que apresentem pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas e, que revelem capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
Objetivo Geral do Curso
Formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para atuar nas atividades inerentes à profissão contábil e áreas afins, em um mercado em constante transformação, de forma ética e responsável, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo.
Objetivos Específicos
A viabilização do objetivo geral se dará através dos seguintes objetivos específicos:
• Atuar nas suas atividades profissionais de acordo com os princípios éticos, morais e legais, promovendo o bom relacionamento interpessoal;
• Ter uma formação profissional com competências e habilidades necessárias, que viabilizem o desenvolvimento de suas atividades e o seu desempenho profissional, devendo atuar com responsabilidade perante a sociedade;
• Ter capacidade de assimilação e estar preparado para atuar conforme as diferentes culturas organizacionais;
• Ter capacidade de interpretar as tendências de mercado, assim como desenvolver capacidade crítica em relação às questões éticas, humanas e sociais, para sua melhor atuação;
• Ter capacidade de atuação gerencial nas organizações, bem como tornar-se especialista em uma das áreas de atuação desta profissão.
Acesso ao Curso
O acesso ao curso de graduação da Faculdade se dá por meio de processo seletivo semestral e, na remanescência de vagas, por um processo seletivo continuado. O ingresso dos acadêmicos é feito através do processo de seleção publicado em Edital envolvendo as modalidades do Processo de Seleção e Processo de Seleção Continuado; aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Transferência.
O processo seletivo do curso tem por objetivo selecionar os candidatos para o limite de vagas disponíveis. As inscrições para o processo seletivo são abertas através de Edital, no qual constam os cursos oferecidos pela Instituição e respectivo número de vagas; os prazos de inscrições; a documentação exigida para a inscrição; os critérios de classificação e desempate, e demais informações úteis, de acordo com a legislação.
A periodicidade do processo seletivo é semestral e as vagas oferecidas para cada curso são as autorizadas pelo Conselho Nacional de Educação. O conteúdo abrangido pelo processo seletivo é compatível com o do ensino médio, sem ultrapassar este nível de complexidade, articulando-se com os órgãos normativos dos sistemas de ensino.
A classificação obtida dentro do número de vagas disponíveis é válida para a matrícula no período letivo para o qual se realiza o processo seletivo, tornando nulo os seus efeitos, se o candidato classificado deixar de requerê-la ou, em fazendo-o, não apresentar a documentação exigida, dentro dos prazos fixados.
Cabe ainda ressaltar, que a IES está cadastrada no Programa Universidade para Todos (PROUNI) e que acadêmicos diplomados em outros cursos podem ingressar sem processo seletivo desde que haja vagas.
Perfil do Egresso
O perfil do egresso de Ciências Contábeis que se almeja formar deve estar em sintonia com as necessidades e as transformações do mercado e da sociedade, não apenas reagindo as tendências e as mudanças que ocorrem no cenário mundial. Com o avanço dos mercados e a intensificação competitiva, a contabilidade se torna cada vez mais importante, uma vez que fornece informações econômicas, financeiras e gerencias úteis no processo decisório das instituições.
Assim, um curso de graduação em Ciências Contábeis oportuniza ao egresso, conhecimentos científicos que permitem atribuir utilidade à informação contábil de modo a contribuir com a gestão dos negócios, como consequência, com o desenvolvimento regional/nacional/global. Observa-se, que o perfil gerencial consiste em formar profissionais competentes, ou seja, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que possam exercer suas atividades, podendo atuar no planejamento, no controle e na melhoria dos processos e como suporte para a tomada de decisão.
Diante desta contextualização e de acordo com a demanda regional, surge a necessidade do perfil gerencial para os egressos do curso de Ciências Contábeis da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA.
Calendário Acadêmico FEMA 2025.
Atividades Complementares
As atividades complementares, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais propõe aprofundar o nível de conhecimento do estudante para além dos limites naturais do curso que, independentemente de sua própria estrutura pedagógica, não tem como esgotar todos os conhecimentos relacionados com a formação e o exercício profissional. São atividades que não fazem parte das disciplinas curriculares obrigatórias e realizadas concomitantemente ao curso em que o discente está matriculado atualmente, relacionadas com a área de conhecimento do curso.
As Atividades Complementares são previstas em todos os cursos da FEMA com regulamentação específica em cada curso, conforme as peculiaridades de cada área do conhecimento. As mesmas se efetivam por meio de ações diversas que complementam a carga horária dos cursos. O acadêmico(a) é estimulado(a) a participar e, com isso, procura-se uma maior inserção no mercado de trabalho futuro. Essas atividades além de permitir o desenvolvimento das habilidades e competências previstas nos projetos pedagógicos, ainda proporcionam uma ampliação na rede de contatos o que reforça a construção do perfil do egresso.
Elas compõem o currículo acadêmico, sendo obrigatório o cumprimento para a conclusão do curso. A participação favorece a atualização dos estudantes no que se refere ao ensino, pesquisa, extensão.
Com a finalidade da melhoria da qualidade do ensino, o Governo Federal instituiu, pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, objetivando assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico.
A avaliação acontece por três instrumentos: a Avaliação Institucional, a Avaliação dos cursos de graduação e o ENADE. Este último, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante, é componente curricular obrigatório a todos os cursos de graduação e a participação dos acadêmicos é condição prévia ao registro no histórico escolar da situação regular junto ao ENADE.
A FEMA efetua as inscrições dos estudantes dos cursos avaliados, como ingressantes ou como concluintes, e o INEP constitui, por amostragem, os participantes do ENADE. Faz parte da prática da FEMA divulgar o ENADE aos discentes, ressaltando, com explicações minuciosas, a importância e a obrigatoriedade da participação dos acadêmicos selecionados no exame, a fim de conscientizá-los adequadamente.
As avaliações da aprendizagem e do desempenho escolar são feitas por disciplina ou por módulos, dependendo do projeto pedagógico de cada curso, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento das atividades e dos conteúdos ministrados em cada um deles. A frequência às aulas e a participação nas demais atividades escolares são direitos dos alunos aos serviços educacionais prestados pela Instituição e são permitidas apenas aos alunos regularmente matriculados, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais assinado entre as partes.
Independente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina, o aluno que não tenha obtido frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nas demais atividades programadas, após as avaliações regulares ou os processos de recuperação. É dado tratamento excepcional para alunos amparados por legislação específica, sendo-lhes atribuídos, nesses casos, como compensação das ausências às aulas, exercícios domiciliares supervisionados, com acompanhamento docente, segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Administração Superior – CAS.
O aproveitamento escolar é avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos, sejam nas provas escritas, nos trabalhos de avaliação de conhecimento, nos exercícios de classe ou domiciliares, nas outras atividades escolares ou nas provas parciais. Compete ao professor da disciplina ou ao Coordenador do Curso, quando for o caso, elaborar os exercícios escolares, sob forma de provas de avaliação e demais trabalhos, bem como julgar e registrar os resultados. Os exercícios escolares e as outras formas de verificação do aprendizado, previstos no plano de ensino da disciplina, sendo aprovadas pelo órgão competente, sob forma de avaliação, visam à aferição do aproveitamento escolar do aluno. A verificação e o registro da frequência em diário de classe são da responsabilidade do professor e, seu controle, para todos os efeitos legais, caberá à Secretaria Acadêmica das Faculdades, nos termos do presente Regimento Unificado. Compete ao professor da disciplina elaborar e julgar, de forma pedagogicamente adequada, as atividades avaliativas definidas no projeto pedagógico do respectivo curso, assim como, de acordo com o determinado no presente Regimento Unificado. Haverá, durante cada semestre letivo, 02 (duas) avaliações oficiais, para verificação do aprendizado nas disciplinas, sendo aplicadas ao longo do período letivo, nos termos das normas aprovadas pelo Conselho de Administração Superior – CAS, e previstas no Calendário Acadêmico das Faculdades. A cada verificação de aproveitamento, é atribuída uma nota expressa em grau numérico de ZERO a DEZ, com variação decimal. Atendida à exigência do mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e a demais atividades programadas, o aluno é considerado aprovado na disciplina, no período letivo, quando obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Entretanto, será atribuída nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se à verificação na data fixada, bem como ao que, na avaliação, utilizar-se de meio fraudulento. As disciplinas práticas, de projetos ou de caráter experimental e laboratorial ou de outra periodicidade, em função da não aplicabilidade de provas escritas ou tradicionais, terão sua forma de avaliação definida em norma específica aprovada pelo Conselho de Administração Superior – CAS.
Será permitida a realização de avaliações substitutivas, nos termos das normas aprovadas pelo Conselho de Administração Superior – CAS, e a obtenção da média final, por meio da média aritmética simples das médias das avaliações parciais oficiais realizadas nas várias etapas do período letivo, nas respectivas disciplinas. As médias parciais oficiais poderão levar em conta trabalhos escritos, orais, seminários de avaliação e outros instrumentos de medida do aprendizado, propostos pelos professores ao longo dos períodos letivos parciais.
Os pesos utilizados na ponderação para os cálculos das médias semestrais, bem como os critérios para as outras formas de avaliação realizadas ao longo do período letivo, serão fixados em norma específica aprovada pelo Conselho de Administração Superior – CAS.
Acesse aqui:
2019
BUZANELLO-GUILHERME--O-MERCADO-FINANCEIRO-SUAS-OPORTUNIDADES-E-DIVERSIFICACOES--CC-2019-2-
CARVAL-1.PDF CLAAS-DAUANA-KUHN--ANALISE-DO-MERCADO-DE-ACOES-ATRAVES-DA-ESTRATEGIA-FUNDAMENTALISTA--CC-2019-2
2021 - PARTE 1
BOUFLEUER-ANDRESSA--RENTABILIDADE-NA-PRODUCAO-DE-SOJA-DE-UMA-PROPRIEDADE-RURAL--CC-2020-1
LEOCOVICK-DANIEL-MENDES--IMPACTO-DA-PERDA-DE-CAPITAL-INTELECTUAL-HUMANO--CC-2020-1
2020 - PARTE 2
LORENZON-FERNANDA-DIAS--ALMEIDA-LARISSA-FIGUR--O-FORTALECIMENTO-DA-MULHER-NO-SEGMENTO-CONTABIL--CC-2020-2-.pdf MARCHI-BRUNA-RAISSA--BOAS-PRATICAS-DE- FABRICAÇÃO-UM-ESTUDO-DE-CASO-EM-UM-MATADOURO-MUNICIPAL--CC-2020-2
2021 - PARTE 1
BACKES-MARIELI-LAIS--ELABORACAO-DE-UM-PLANO-DE-PROTECAO-DE-DADOS--CC-2021-1
2021 - PARTE 2
BECKER-ELISA-TERESINHA--O-IMPACTO-DO-PASSIVO-ATUARIAL-NO-MUNICIPIO-DE-SANTA-ROSA-RS--2021-2-CC
BORBA-PAULA-KETLIN-LESSE-DE--APURACAO-DE-CUSTOS-EM-UMA-MICROEMPRESA-DO-RAMO-METALURGICO--2021-2-CC
WEBER-LETICIA--O-CONTADOR-NA-PRESTACAO-DE-CONTAS-ELEITORAIS--2021-2-CC
2022 - PARTE 1
2022 - PARTE 2
2023 - PARTE 1
2023 - PARTE 2
A-CONTABILIDADE-COMO-FERRAMENTA-DE-GESTAO-FINANCEIRA-PESSOAL---Thais-Graziele-Kramer---Monica-Stormowski.pdf
A-IMPORTANCIA-DA-AUDITORIA-INTERNA-NA-GESTAO-DOS-ESTOQUES-Glaucia-Michelini-Cherer---Adelino-Pedro-Wisniewski.pdf
ANALISE-DE-INVESTIMENTOS-DESEMPENHO-E-EFETIVIDADE-DA-APLICACAO-DE-RECURSOS-PUBLICOS-NA-EDUCACAO-DO-MUNICIPIO-DE-CAMPINA-DAS-MISSOES---RS-Flavia-Tais-Puhl-Berger- --Rita-de-Cassia-Neves---Adelino-Pedro-Wisniewski.pdf
ANALISE-DA-LUCRATIVIDADE-DO-CULTIVO-DE-SOJA---Jardel-Fernando-Zabel---Antonio-Roberto-Lausmann-Ternes.pdf
IMPLEMENTACAO-DA-LGPD-EM-UMA-EMPRESA-DE-DESENVOLVIMENTO-WEB-E-SOLUCOES-DIGITAIS----Carina-Borges---Emily-Amanda-Bruxel-Pinceta.pdf
FERRAMENTAS-ADMINISTRATIVAS-DE-CONTROLE-E-GESTAO-HUMANA-EM-UMA-TRANSPORTADORA---Nicolau-Arthur-Graf---Jonas-Bordim.pdf
POTENCIALIZANDO-O-MARKETING-DIGITAL-NO-SETOR-TURISTICO-ESTRATEGIAS-E-FERRAMENTAS-PARA-APRIMORAR-A-VISIBILIDADE-DA-MARCA-E-CAPTAR-CLIENTES-DE-FORMA-EFETIVA---Christofer-Alexander- de-Mattos---Jonas-Bordim-1-.pdf