VAMOS DESLIGAR A ANSIEDADE?

Qual botão faz desligar a nossa ansiedade? Encontrei uma definição pertinente para mim em relação ao termo ansiedade: a ânsia por viver algo que não está ao meu alcance; é excesso de futuro e de controle. A internet nos possibilita uma enxurrada de técnicas, ferramentas e receitas (algumas mágicas) propondo a diminuição da ansiedade por meio de receitas prontas.

Durante um período, embora não me considere uma pessoa com nível de ansiedade alto, busquei compreender quais são as situações, atitudes, momentos, comportamentos que desencadeiam em mim um comportamento ansioso. Minha pesquisa, embora empírica, mostrou-me: minha ansiedade vinha do número de estímulos que eu bombardeava meu cérebro. Anos atrás, o número de filmes, músicas, ou seja, informações ao nosso alcance eram muito limitadas.  A realidade do século XXI nos mostra um cenário diferente: um universo infinito de músicas, filmes, seriados, notícias, fofocas, documentários….

Utilizemos uma situação do seu dia: você teve um dia cheio no trabalho respondendo muitos e-mails e clientes, fazendo muitas visitas. Antes de chegar em casa, você foi ao supermercado comprar alguns itens. Supermercado com uma rádio falando das promoções, você pensando no que precisa comprar para casa, responde algumas mensagens no whatapp, encontra alguns amigos, faz alguns breves comentários, enfim, processa um número significativo de informações. Você paga suas compras, entra no carro, chega em casa, guarda as compras, lembra de coisas que você acabou esquecendo que deveria ter comprado e, após toda esta maratona de desgaste mental, você se senta no seu estofado na sala, ergue as pernas, respira e agora vai descansar…

Neste exato momento, você tira o celular do bolso, abre as redes sociais, é bombardeado por novas situações, informações, novos filmes, novas músicas, nova temporada da sua série preferida e por aí vai. Há um excesso de informações que o córtex cerebral precisa processar em relação a tudo o que está ocorrendo. É neste momento que muitas pessoas acabam ficando ansiosas por quererem dar conta de tudo o que está acontecendo ali na tela do seu celular e de tudo o que ocorreu durante o dia.

Nesse contexto, tem-se a falsa impressão de que o mundo está em minha mão e que eu controlo o que quero ver, ouvir, sentir, falar, mas, principalmente, a falsa sensação de que ‘eu tenho o controle da minha vida’. Talvez, grande parte da nossa ansiedade seja para que o nosso celular seja o novo controle remoto do filme Click (2006) estreado por Adam Sandler, em que o inédito produto promete um ganho exponencial da qualidade de vida fazendo com que ele pulasse etapas ‘chatas’ e vivesse apenas os bons momentos… Imagine se pudéssemos acelerar as reuniões demagogas e demoradas da mesma forma que aceleramos os áudios no whatsapp? Você querendo isso ou não, só desejo a você menos ansiedade e a possibilidade disso, para mim, é com descanso, descanso da mente…

Guilherme Henz

Docente do Curso de Gestão de Recursos Humanos

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA