Inovações nas Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA

A cada ano inovações são incorporadas aos cursos superiores das Faculdades Integradas Machado de Assis. As inovações são inseridas de forma gradual e abarcam principalmente a utilização de plataformas de aprendizagem, mudanças no modelo pedagógico, integração entre academia e organizações.

Uma das melhores plataformas de aprendizagem do mundo é utilizada por alunos e professores. Ferramenta que teve seu processo de implantação iniciado no final de 2019 e se acelerou em 2020 e 2021 com a pandemia. Cada vez mais, sua utilização passa a ser considerada natural. Resistências humanas são naturais no processo de implantação, porém, aos poucos são vencidas pela dedicação da equipe pedagógica e coordenadores de curso. Para 2023, uma nova plataforma, a SmarHub, será incorporada e será utilizada principalmente para a gestão de projetos voltados a casos reais de integração com a comunidade. É claro que nem tudo dá certo quando se trata da utilização de plataformas. Uma delas, produto de uma das empresas incubadas, a Incubadora Acadêmica deixará de utilizar.

Mudanças no modelo pedagógico vem sendo testadas e incorporadas dede 2016. Hoje se vê um corpo docente cada vez mais comprometido com as mudanças e disposto a novas experiências. Ter o estudante, e não o professor, como figura central no processo de ensino e aprendizagem configura-se como uma mudança drástica de paradigmas, especialmente nos cursos mais tradicionais. O esforço de cada professor no sentido de se adequar a essa nova realidade é notado a cada ano e cada vez com mais intensidade no Relatório de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Na FEMA, há um incentivo para que o corpo docente tente, erre, pense, corrija os erros e tente novamente. Dessa forma, a verdadeira inovação acontece.

A integração entre academia e organizações está se consolidando. Somente por meio da Incubadora de Tecnologia e Inovação – IATI estão disponíveis pelo menos 42 possibilidades de integração. A IATI é a incubadora que mais possui incubadas na região. Com uma proposta diferenciada, a incubação somente é aprovada se as demandas puderem ser por estudantes e professores em sala de aula. Além disso, os projetos integradores, presentes na maioria dos cursos, é mais uma alternativa para que as organizações possam se beneficiar e contribuir para a aprendizagem de novos profissionais.

Esse é um breve resumo de como se trata a inovação na FEMA. Em próximas colunas, devo falar sobre a curricularização da extensão e a oferta de cursos na modalidade EAD. Feliz 2023!

Adm. Antonio Roberto Lausmann Ternes

Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA