Inovação Social e Cidades Inteligentes

 

Nos últimos anos, muitas cidades criaram e implementaram políticas e programas com o objetivo de transformá-las em uma cidade inteligente. As chamadas cidades inteligentes (Smart City) aproveitam as tecnologias digitais para transformar o cotidiano das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, estimulando novas mudanças de comportamento, abrindo caminho para empreendedores, com oportunidades reais de crescimento econômico e melhorando as condições de vida para todos.

Um exemplo de Smart City é a Comuna 13, uma das maiores favelas de Medellín, Colômbia. Por décadas, seus moradores precisaram escalar ladeiras até 384 metros para chegar em casa, o que mudou em 2011, quando a prefeitura instalou escadas rolantes na região e o tempo de acesso caiu de 30 para 7 minutos. As escaleras, como são chamadas, estão integradas ao sistema de metrô local e são parte da remodelação social que fez Medellín entrar de modo inusitado na lista das cidades inteligentes do mundo. O município colombiano ainda facilitou a mobilidade: criou tecnoparques e incubadoras de startups, construiu bibliotecas, museus e escolas em bairros pobres.

 Medellín prova que é possível vislumbrar o quebra-cabeças das cidades inteligentes, aquelas que crescem economicamente focando o cidadão, com ajuda da tecnologia e dos dados. E também mostra que mesmo países complexos como o Brasil podem ter Smart Cities.

As soluções inteligentes típicas das Smart Cities impactam diversos setores como: Mobilidade, Energia, Segurança, Sistemas Hídricos, Saúde, Lixo, Prédios Inteligentes e sustentáveis, Educação, Finanças, Indústria, Turismo e Laser. Desse modo, as soluções inteligentes constituem os elementos diferenciadores das Smart Cities. Resultam da combinação de tecnologias disruptivas, inovações sociais e novas formas de utilizar dados com um objetivo claro, que é de melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável e inteligente.

 

Dr. Nedisson Luis Gessi

Me. Denise Felber Chaves

Coordenadores da

Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.