05 DE JUNHO- DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Na conhecida Conferência de Estocolmo (1972), foi estabelecido o dia 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A presente data é rememorada, ano após ano, a partir de abordagens midiáticas ou atividades no meio escolar. Isso acontece com o principal objetivo de chamar a atenção das esferas da população para os inúmeros problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais. Todavia, é necessário utilizar essa data para pensarmos. 

A capacidade de refletir auxilia na construção de habilidades e competências que, unidas, potencializam a formação de sujeitos imbricados em melhorar a realidade social. Em outras palavras, criar uma data para sensibilizar a sociedade em determinado assunto, auxilia para construirmos uma realidade intersocial mais justa, coerente e empática.  E, nesse sentido, podemos perguntar: o que o Dia Mundial do Meio Ambiente contribui para alcançarmos uma sociedade modelo? Voltamos ao início. Se construirmos uma sociedade capaz de refletir sobre os inúmeros problemas ainda existentes, o papel de sensibilizarmos por meio de uma data torna-se apenas um momento histórico-memorável que marca o início dessa conjuntura.

A criação desta data não possui outro objetivo, além de sensibilizar. Qualquer busca rápida, é possível observar que mundialmente as principais pautas que aspergem no Meio Ambiente são: I) poluição do ar e mudanças climáticas; II) desmatamento; III) extinção de espécies; IV) degradação do solo; V) superpopulação. Pensando assim, devemos indagar: qual a minha capacidade de refletir acerca das consequências que tais impactos causam na minha família, escola, estado ou nação?

Cleiton Edmundo Baumgratz

 Mestrando em Educação / Professor de Biologia

Délcio Régis Haubert

Mestre em Ensino Científico e Tecnológico / Professor de Matemática

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEM