CONSELHOS REALMENTE FUNCIONAM?

 

Tem um ditado que diz: ‘Se conselho fosse bom, não se daria, venderia’. Isso até pode ser questionável, mas somente para quem recebe o conselho, pois quando se trata de quem dá, a história é diferente. Segundo um estudo recente publicado no Journal of Psychological Science, é muito mais útil falar do que ouvir.

Uma pesquisa realizada com 704 desempregados aponta que 72,5% disseram estar mais motivados a continuar na busca por um emprego no momento em que acreditavam estar dando conselhos a outra pessoa. Já os que receberam as dicas, apenas, 27,5% ficaram mais dispostos.

Em outro estudo, 176 voluntários participaram da pesquisa sobre como os efeitos dos conselhos alteram a vontade de fazer poupança. Novamente, as pessoas que deram os conselhos sentiram-se mais seguras em economizar depois (76%), do que quem leu/ouviu as recomendações de um consultor financeiro (24%).

Mas, afinal, qual a razão disso? Segundo os autores do estudo, os professores Ayelet Fishbach (Chicago Booth School of Business), Lauren Eskreis-Winkler e Angela Duckworth (Universidade da Pensilvânia), para a tarefa de dar conselhos, é preciso realizar uma retrospectiva minuciosa, descrevendo um passo a passo, ou seja, analisar quais das tomadas de decisão mais funcionam. Essa ‘análise’, tem o poder de aumentar a nossa confiança no que estamos falando ou fazendo.

Por exemplo, em relação ao fato de guardar dinheiro, a pessoa pode relembrar de uma vez que esperou a Black Friday ou uma oferta especial para comprar um determinado produto em vez de pagar um preço mais alto. Ou, mesmo, ter juntado dinheiro e comprado à vista com desconto.

Lembrar desses momentos em que já vivemos, pode ativar a disposição de poupar, enquanto que para quem recebe as dicas, não tem o mesmo efeito mobilizador no quesito ‘vontade’. Isso tudo, mostra o poder que tem a sensação de ajudar os outros (nem que seja com conselhos), uma prova do quanto somos seres sociais.

Docente Jonas Bordim

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA