A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA ENFERMAGEM

 

O trabalho sempre teve um papel fundamental na vida de todos os seres humanos, pois é por meio dele que as pessoas se tornam capazes de construir a vida material e também satisfazer as necessidades. Em nossa sociedade, capitalista, a maioria das pessoas trabalha todos os dias exercendo funções diversas, requerendo, assim, disposição para que cumpram suas tarefas de forma funcional. Além de energia física, o trabalhador precisa estar motivado para desempenhar suas atividades da melhor forma possível. A pressão sobre os trabalhadores pode levar a doenças, insatisfação e desmotivação.

Para Barbosa e Soler (2003), os trabalhadores nos serviços de saúde, em especial, nos hospitais, tem condições de trabalho mais precárias em relação a outros serviços. Morin descreve que, ao mesmo tempo que milhares de pessoas sofrem pela falta de vaga, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente. Ainda, aponta-se que é importante que as pessoas se sintam motivadas e satisfeitas para desempenhar bem suas funções, pois uma pessoa motivada para o trabalho possui maior disposição para alcançar suas metas e realizar suas tarefas (MAXIMILIANO, 2004).

Segundo Galvão, é pela liderança que o enfermeiro tenta conciliar os objetivos organizacionais com os objetivos do grupo da enfermagem, buscando o aprimoramento da prática profissional e, principalmente, o alcance de uma assistência de enfermagem adequada. Quando o enfermeiro comunica sua visão e a equipe tem a oportunidade de realizar o máximo com seus talentos, ele encoraja o aprendizado, a criatividade, o coleguismo, autorrespeito e profissionalismo, o que acarreta para os funcionários um espírito de motivação no ambiente de trabalho (MARQUIS; HUSTON, 2005).

Portanto, percebe-se que o líder precisa oferecer apoio e encorajar o funcionário desmotivado, mas é necessário também que a instituição forneça um ambiente agradável, que incentive os funcionários, estimule a motivação de cada um e, para tanto, a comunicação é essencial para o desenvolvimento desse tipo de liderança.


Carla Luiza Bergenthal Schommer

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Camila Gabriele Câmara

Docente do Curso de Enfermagem

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.