A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

O termo motivação é proveniente do latim movere, cujo significado é “mover”, explicado pela psicologia e outras áreas das ciências humanas, como ações que impulsionam o ser humano à execução/ação, fazendo com que o indivíduo busque, a partir de impulsos, a possibilidade de chegar aos seus objetivos, estando diretamente ligada aos seus propósitos, necessidades e vontades (SANTOS, et al. 2018).

No cotidiano prático da enfermagem, caracterizado por atividades que exigem alta interdependência, a motivação surge como aspecto fundamental na busca de maior eficiência e, consequentemente, de maior qualidade na assistência de enfermagem prestada. Além disso, a comunicação é essencial para o desenvolvimento de uma liderança positiva exercida pelo enfermeiro em relação a equipe. Logo, o profissional enfermeiro deve agir com espírito de mudança, desenvolvendo seu papel com competência e flexibilidade, buscando sempre solucionar os problemas existentes, tornando, assim, o trabalho mais agradável.

Dessa forma, o enfermeiro deve estar alerta a necessidade motivacional de sua equipe e ao seu processo de comunicação, procurando sempre proporcionar ações que contribuam para o bem-estar de todos. Para tanto, precisa buscar estratégias que venham ordenar o serviço e melhorar o ambiente de trabalho. É de suma importância que o líder conheça a fundo os aspectos relacionados à motivação e a qualidade comunicativa. A melhor assistência prestada em contextos hospitalares depende da ação e do engajamento dos profissionais envolvidos, pois, ao exercer a função de liderança, o enfermeiro deverá desempenhar uma gerência capaz de proporcionar maior satisfação para os componentes da equipe de enfermagem, levando em consideração os objetivos organizacionais. Nessa direção, este profissional pode tornar-se um ponto de apoio para os demais.

Assim, a contribuição na formação de profissionais motivados, seguros, comunicativos e proativos, possibilita alcançar metas e objetivos revestidos de significados pessoais, além da automotivação, que é também uma questão pessoal e de atitude.

 Alessandra Tais Staudt

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Docente Camila Gabriele Câmara

Professora do Curso de Enfermagem

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA