A constante evolução tecnológica tem modernizado etapas de trabalho em diferentes áreas de atuação profissional, como o segmento contábil. Atendendo às exigências do mercado moderno e otimizando o tempo de entrega e recebimento de serviços, surge a contabilidade digital: fator determinante para a valorização do conhecimento e agilidade dos contadores nesse processo.

Por meio de softwares de automação e inteligência artificial, é possível considerar uma análise de dados mais rápida e precisa no escritório de contabilidade, tornando-o produtivo e essencial. Dentre as vantagens dessas atualizações, está à diminuição na margem de erro, o que evitaria possíveis multas e autuações dos órgãos governamentais.

Nesse contexto digital, as obrigações fiscais e trabalhistas são executadas de forma online, sem haver necessidade de deslocamento para entrega de documentos às repartições públicas. Os setores de fiscalização já possuem sistemas informatizados. Dessa forma, o profissional contábil não tem poder de decisão quanto a aderir ou não ao formato, tendo que se adaptar à realidade.

Entretanto, um dos principais receios desses profissionais é com a segurança de dados. Quem terá acesso? Um ponto importante desse mercado é a responsabilidade pelos dados recebidos e fornecidos, respaldada na lei nº 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Apesar das preocupações, os avanços indicam vários destaques positivos, como a praticidade de interação entre cliente e contador, concedendo um atendimento personalizado com um menor tempo de resposta. Para os escritórios de contabilidade, isso também representa uma oportunidade de aumentar a cartela de clientes, já que as atualizações garantem liberdade geográfica para ambos.

Vale elucidar que, com a Pandemia, a contabilidade digital teve uma expansão significativa. Desde o começo do período de isolamento, houve cerca de 400 mudanças na legislação. Frente a esse dado, segundo uma pesquisa realizada recentemente, pelo menos 30% dos profissionais têm dificuldade em se encaixar no novo cenário. Já 21,7% deste montante não recebem os documentos necessários dos clientes em prazo hábil, tornando a contabilidade digital uma solução.

Prestar serviços online não exime o escritório às regras e exigências do Conselho Regional de Contabilidade, tornando obrigatório o registro junto à instituição. Esse novo modelo de negócio não veio para substituir os contadores “tradicionais”. É mais uma forma de agregar e oferecer ferramentas de aprimoramento, condizente à busca por diferencial e excelência do mercado de trabalho.  Mudanças são desafiadoras e complexas, mas necessárias. A instantaneidade dita o ritmo dos negócios e das relações e a contabilidade digital está pronta para colaborar para com o processo de modernização.

 

Helena Melgarejo dos Santos

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis

Anderson Pinceta

Coordenador do Curso de CC, ADM e GRH.

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA