A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM

A enfermagem é a primeira linha de cuidado, responsável pela manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Com a pandemia, a atuação destes profissionais teve maior importância e reconhecimento dentro da sociedade, visto que foram essenciais no cuidado integral e redução no número de óbitos (RODRIGUES, 2021).

Oliveira et. al. (2021) afirma que, neste cenário em que a categoria exerceu um papel tão importante dentro do contexto da saúde mundial com o enfrentamento da COVID-19, vê-se a controvérsia de ambientes de trabalho precários, desvalorização, risco de adoecimento elevado, desordens psicológicas e salários devassados. Com isso, além do reconhecimento, melhores salários e condições laborais, os enfermeiros urgem por cuidados da saúde em todos os âmbitos.

O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento do setor de saúde em um âmbito mundial.  É este o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares, que está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade, podendo atuar também na gestão hospitalar, ensino e pesquisa, além das áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, saúde do adulto, idoso, criança e adolescente.  Possui competência também para a realização de consultas de enfermagem, prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela Instituição de Saúde, a qual está vinculado profissionalmente (FISMA, 2020).

Neste viés, a saúde mental destes profissionais é muito importante e não pode ser negligenciada. Políticas públicas precisam ser pensadas para que haja assistência integral, para que as demandas sejam acolhidas de forma qualificada. Palmas, panelaços, cartazes, pombas brancas foram meios usados para demonstrar gratidão por parte da população, porém apenas isso não é o suficiente. Precisa-se de reconhecimento salarial, melhores condições de trabalho, suporte médico/psicológico. A enfermagem é o elo indestrutível, inviolável e inquebrável de uma engrenagem que não para nunca, logo, merece ser vista com tal.



Letícia Paulus, Magalí Larson e Vanessa Braun

Acadêmicas do Curso de Enfermagem

Camila Gabriele Câmara

Docente do Curso de Enfermagem

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA