Aqui você encontra os conteúdos das Publicações referentes: Revistas, Ebooks e demais conteúdos referentes aos trabalhos do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - NPPGE - FEMA.

Revista DIREITO E SOCIEDADE

É uma publicação com reflexões contemporâneas, produzida pelos Cursos de Direito e de Serviço Social, das Faculdades Integradas Machado de Assis, cujo debate acadêmico dirige-se ao eixo temático Direitos Humanos, Estado e Políticas Públicas. Propondo-se a ser um espaço plural e dialógico, a iniciativa, que aproxima o Direito e o Serviço Social, visa a materializar a intertextualidade de pautas relevantes, tanto de cunho social quanto jurídico ou mesmo político e cultural.
Assim, a Revista torna-se um instrumento de interação comunicativa, em que as áreas afins transitam em torno dos Direitos Humanos, do Estado e das Políticas Públicas, nas suas teorias e nas suas práticas. Este espaço de divulgação científica conta com a contribuição de pesquisadores de Direito, de Serviço Social, de Educação, de Psicologia, de Filosofia, entre outros campos do saber, pertencentes a distintas Instituições de Ensino Superior, instigando o diálogo interdisciplinar e interinstitucional.

Conteúdo também oriundo de apresentações nas Mostras realizadas pelas Faculdades FEMA, e que colaboram com a construção de um espaço plural, multifacetado e comprometido com o público ao qual se destina. Além disso, também contamos com entidades pareceristas que atuam no processo de blind peer review dos trabalhos reunidos, e que muito contribuem com a qualidade deste espaço acadêmico dialógico.

Publicação Oficial das Faculdades Integradas Machado de Assis
Cursos de Direito e de Serviço Social
Rua Santa Rosa, 536, Centro, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.
CEP: 98900-000
Telefone: (55) 3511 9100
Homepage: www.fema.com.br

Endereço para o envio de trabalhos
REVISTA DIREITO E SOCIEDADE: Reflexões Contemporâneas

Linhas de Pesquisa

1 EDUCAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
2 ESTRUTURA SOCIAL E MULTICULTURALISMO
3 EXPERIÊNCIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA: FUNDAMENTOS DOGMÁTICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS.

Áreas de Conhecimento

1 DIREITO
2 SERVIÇO SOCIAL

Comissão Editorial

Profa. Dra. Bianca Tams Diehl

Coordenadora do Curso de Direito

Faculdades Integradas Machado de Assis

bianca@fema.com.br

Prof.ª Dra. Mariel da Silva Haubert

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE –

Faculdades FEMA

haubertmariel@gmail.co


Corpo Editorial - Revista Direito e Sociedade

Edição Atual - Revista Direito e Sociedade


EDIÇÕES ANTERIORES

VOL.1-Nº1-2010

VOL.1Nº2-2011

VOL.1Nº3-2012








APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão – NPPGE apresenta a edição eletrônica da Revista FEMA Gestão e Controladoria – Ano 8, n. 2 -, das Faculdades Integradas Machado de Assis, compartilhando com seus leitores sete contribuições relativas a pesquisas científicas realizadas em âmbito de Graduação e Pós-Graduação.

Os artigos resultantes de relatórios investigativos preconizam os eixos temáticos presentes no Projeto Pedagógico Institucional – PDI/FEMA, direcionando-se, principalmente, à educação e às políticas sociais, ao desenvolvimento regional sustentável, à gestão e ao desenvolvimento das organizações, além da gestão da tecnologia da informação e da inovação tecnológica.

O artigo Análise de Investimentos Relacionada a Estratégias e Tomadas de Decisão, de Ântoni Nerone de Aguiar Sartori, Cassiano Fernando Bordim, Jonas Bordim, Luana Tais Buzanello Beckers e Rafael da Silva Lopes tem como tema as estratégias e tomadas de decisão com análise de investimentos.
Na sequência, apresenta-se o artigo Cultura Organizacional e a Gestão de Resultados e Qualidade, escrito por Jonas Bordim, Rafael da Silva Lopes, Luana Tais Buzanello Beckers, Paulo Roberto Mix e Lauri Aloisio Heckler.

O presente estudo tem como foco uma possível relação existente entre a cultura organizacional, relacionada à gestão da qualidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar se a cultura organizacional está relacionada com a gestão de resultados e de qualidade em uma empresa do ramo contábil.

O terceiro texto intitulado Identificação de Aspectos e Avaliação de Impactos Ambientais em uma Empresa Metalúrgica, de Lauri Heckler, Josier Rodrigo Fernandez, Vinicios Lampert, Eduardo Leusin e Jonas Bordim, tem como proposta a identificação dos produtos que causam impactos ambientais e seu destino após o uso em uma empresa do ramo metal-mecânico, localizada no município de Santa Rosa – RS.


O texto Proposta de uma Ferramenta de Avaliação de Desempenho, escrito por Jonas Bordim, Luana Tais Buzanello Beckers, Paulo Roberto Mix, Nedisson Luis Gessi e Ântoni Nerone de Aguiar Sartori, tem como tema a elaboração de uma ferramenta de avaliação de desempenho para a organização Pró-Empreendedor.
O último artigo Proposta de Implantação de Boas Práticas Agropecuárias, desenvolvido por Alexandre Gallas, Jonas Bordim, Paulo Roberto Mix, Cassia Bordim Santi e Rafael da Silva Lopes busca a aplicação de Boas Práticas Agropecuárias em uma propriedade leiteira, localizada no município de Santo Cristo – RS. Esse programa proporciona a propriedade benefícios referentes à higiene, organização, aumento da produtividade e satisfação do cliente e até redução de custos com melhor aproveitamento da matéria prima.

Assim, a Revista FEMA Gestão e Controladoria dispõe-se a apresentar discussões interessantes para a produção do conhecimento acadêmico, no sentido de propor leituras atinentes à contemporaneidade, estreitando os laços entre ensino, pesquisa e extensão, em uma prática inter e transdisciplinar de estudos científicos.

Prof.ª Dra. Mariel da Silva Haubert

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão NPPGE/FEMA

 

 A REVISTA ELETRÔNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS das Faculdades Integradas Machado de Assis, vinculada ao Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão – NPPGE, procura materializar o incentivo aos acadêmicos da FEMA na produção científica.

Este periódico tem o propósito de estimular os graduandos a gerar ciência, produzindo pesquisas pautadas por critérios metodológicos pertinentes à construção dos saberes institucionalizados, tanto teóricos quanto empíricos.
Os trabalhos publicados tratam de temas diversos, consolidando a intertextualidade de conteúdo, na superação da visão cartesiana e fragmentada do conhecimento, e a interdisciplinaridade, no cruzamento de experiências disciplinares e interdisciplinares com lógicas diferentes.

Com efeito, os artigos passeiam por linhas de pesquisa, ligadas à Administração e às Ciências Contábeis, as quais privilegiam temáticas como:

– o desenvolvimento regional sustentável;

– a educação e as políticas sociais;

– a experiência jurídica na contemporaneidade;

– a gestão e o desenvolvimento de pessoas;

– a gestão e o desenvolvimento de organizações;

– a gestão da tecnologia da informação e da inovação tecnológica.

Reitera-se, assim, a importância da Revista Eletrônica de Iniciação Científica dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis para a comunidade universitária, interna e externa, a fim de que os acadêmicos de graduação e de pós-graduação das Faculdades Integradas Machado de Assis, bem como os seus egressos, tenham acesso e condições propícias a atividades criadoras e de pesquisa, preparando-se intelectual e pragmaticamente às exigências da sociedade educacional e do mercado de trabalho.

conteúdo a ser disposto!

Normativa que norteia o NITED, acesse  AQUI.

Normativa que norteia o NITED, acesse AQUI.


 

v    NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

O Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis tem o objetivo de oportunizar ao acadêmico um ambiente para que possa praticar as teorias estudadas na academia, por meio da interação com as empresas, entidades, produtores e a comunidade, com intuito de atender as demandas referente a gestão, projetos de viabilidade, marketing, custos, layout, departamento de pessoal e a contabilidade. Dentre as atividades disponibilizadas, destaca-se o Escritório de Práticas Contábeis Administrativas (EPCA), em funcionamento desde outubro de 2014. A equipe de trabalho é formada por professores mestres e especialistas nas áreas de atendimentos, auxiliados por acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Serviços oferecidos:

·         Consultoria sobre ferramentas de controle e de gestão, sobre estudo de layout, gestão de pessoas e de custos;

·         Consultoria para realizar plano de marketing e para elaborar projetos de viabilidade;

·         Serviço de folha de pagamento, emissão de guias dos encargos sociais;

·         Atendimento gratuito à população esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil e fiscal;

·         Declarações de imposto de renda – DIRPF;

·         Informações sobre dados cadastrais de pessoas físicas – CPF;

·         Informações sobre dados cadastrais do CNPJ;

·         Emissão de Certidões PF e PJ;

·         Levantamento da Situação Fiscal da Pessoa Física;

·         Agendamento On-line para PF e PJ junto a RFB;

·         Informações sobre isenções Tributárias – Pessoa Física e Jurídica;

·         Elaboração de encaminhamento de informações junto aos entes públicos;

·         Informações gerais ITR;

·         Atendimento à demanda de cálculos periciais judiciais e extrajudiciais do NPJ;

·         Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e assistência fiscal e contábil em seu primeiro ano de existência;

·         Consulta e orientação frente às demonstrações contábeis e declarações fiscais obrigatórias às pessoas jurídicas do terceiro setor;

·         Atendimento Contábil e Fiscal a entidades sem fins lucrativos.

 

Público-alvo:

·         Pessoa física;

·         Produtor rural;

·         Empreendedor individual;

·         Entidades filantrópicas;

·         Parcerias com instituições financeiras.

 

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira 13h 30 min às 17h. Local: Rua Santos Dumont, nº 860, Centro, Santa Rosa, RS, ao lado da Unidade I. Prof. Anderson Pinceta – Coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis.


O Núcleo de Pesquisa e Atividades Complementares do Curso de Direito cabe a responsabilidade acompanhar as atividades complementares do Curso de Direito, bem como promover as atividades de pesquisa. É o Núcleo que oferece atendimento aos acadêmicos para esclarecimentos de dúvidas quanto às atividades complementares e os projetos de pesquisa e extensão. O atendimento acontece todas as tardes, de segunda à sexta-feira e no turno da noite às segundas e quartas-feiras. 

O NUPAC tem sua estrutura física em funcionamento junto a Unidade III da FEMA, sala 11A, localizada na Rua Santa Rosa, nº 902, Centro, Santa Rosa, RS.

A Normativa (Resolução) que regulamenta o funcionamento do NUPAC você acessa AQUI

PESQUISA O QUE É PESQUISA?

Compreende-se, como atividades de pesquisa, as ações extracurriculares de investigação e de estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir e estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo do conhecimento jurídico e áreas afins, bem como aquelas atividades realizadas para a execução do Trabalho de Conclusão de Curso. Na FEMA, as atividades de pesquisa são realizadas por alunos, mediante à supervisão de professores, ou por docentes, com a participação de alunos inscritos em Projetos de Iniciação Científica. A participação em projetos institucionalizados de pesquisa, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno-pesquisador a carga horária de até 240 horas de atividades complementares.

EXTENSÃO O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

A extensão universitária é uma forma de interação que existe entre a academia e a comunidade, como parte de um processo educativo, científico e cultural. A iniciativa propõe ações junto à sociedade e, assim, oportuniza a produção de novos conhecimentos, bem como recebe da própria comunidade suas reais necessidades e anseios. O que os grupos de extensão do Curso de Direito da FEMA buscam é a troca de saberes com a comunidade e a possibilidade de aplicação do conhecimento acadêmico em prol de atividades que proporcionem bem-estar social.

A participação em projetos institucionalizados de extensão, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno extensionista a carga horária de até 150 horas de atividades complementares.

VALIDAÇÃO DAS HORAS COMPLEMENTARES PARA PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

A comprovação da participação nos projetos de pesquisa e extensão dar-se-á através da apresentação e entrega da pesquisa realizada e entrega ao NUPAC do Relatório elaborado pelo professor responsável pelo projeto, constando quadro de horas dos participantes e validado pela Coordenação do NUPAC.

Saiba mais sobre os serviços do Núcleo de Práticas Jurídicas clicando aqui.

Núcleo de relações exteriores

São objetivos do Núcleo de Relações Exteriores – NRE: I – Articulação de contatos com instituições internacionais; II – Incentivar a interação acadêmica de docentes e discentes, através de intercâmbios universitários, facilitando a qualificação do conhecimento e a internacionalização da instituição; III – Administração das atividades de Cooperação Internacional e Interinstitucional, focando o ensino e fomentando a pesquisa.


Atribuições

São atribuições do Núcleo de Relações Exteriores – NRE: I – Manter contato o Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e outros órgãos governamentais nas distintas esferas, desde que vinculados a relações internacionais; II – Representar a FEMA junto às IES internacionais, promovendo novos convênios e mantendo ativos os já existentes; III – Articular docentes e discentes, incentivando intercâmbios, informando e orientando a comunidade acadêmica sobre as oportunidades no exterior, não só de intercâmbio como de projetos conjuntos no exterior; IV – Auxiliar professores e pesquisadores na elaboração de Acordos de Cooperação bilaterais com instituições estrangeiras e nacionais; V – Elaborar editais de intercâmbio, estabelecendo critérios, prazos e contrapartidas dos participantes; VI – Manter um banco de dados atualizado com informações sobre as instituições estrangeiras e nacionais conveniadas, bem como órgãos internacionais e nacionais de fomento à pesquisa e de desenvolvimento de projetos; VII – Apoiar no encaminhamento de projetos aos órgãos de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de obter apoio financeiro; VIII – Programar visitas a outras instituições, com o objetivo de trocar experiências; IX – Ajudar estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros, participantes de programas de intercâmbio internacional, na regularização de sua situação no Brasil, no que se refere à moradia, vistos, atividades de lazer, passeios, viagens, etc; X – Auxiliar os estudantes estrangeiros a efetuarem suas matrículas e se adaptarem na FEMA.


CONTATO


Prof. Adm. Nedisson Luis Gessi Email: nedisson@fema.com.br Telefone: +55 55 9991-6326


O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico (NAP) é um espaço de apoio aos estudantes e aos docentes, que tem por finalidade a promoção, a permanência, a inclusão, a participação, o apoio e o atendimento devido aos discentes matriculados na IES; bem como acompanhar o estudante em todos os processos institucionais, identificando e oferecendo condições para aprendizagens significativas na Educação Superior. Sendo assim, o trabalho centra-se em: apoiar o estudante no que se refere aos aspectos pedagógicos e psicológicos inerentes ao processo ensino e aprendizagem; promover ações que permitam ao estudante o desenvolvimento de competências necessárias para melhorar seu desempenho acadêmico e profissional; oferta de suporte ao corpo docente no desenvolvimento de ações que visam o desenvolvimento integral do estudante.

O acesso às atividades individuais ou coletivas realizadas pelo NAP acontece mediante a busca espontânea do aluno, por encaminhamentos advindos das coordenações de curso ou de professores.