


Núcleos FEMA
Os Núcleos são organizações que reúnem professores e alunos em torno de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Aqui você encontra os conteúdos das Publicações referentes: Revistas, Ebooks e demais conteúdos referentes aos trabalhos do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - NPPGE - FEMA.
Revista DIREITO E SOCIEDADE
É uma publicação com reflexões
contemporâneas, produzida pelos Cursos de Direito e de Serviço Social, das
Faculdades Integradas Machado de Assis, cujo debate acadêmico dirige-se ao eixo
temático Direitos Humanos, Estado e Políticas Públicas. Propondo-se a ser
um espaço plural e dialógico, a iniciativa, que aproxima o Direito e
o Serviço Social, visa a materializar a intertextualidade de pautas
relevantes, tanto de cunho social quanto jurídico ou mesmo político e cultural.
Assim, a Revista torna-se um instrumento de interação comunicativa, em que as
áreas afins transitam em torno dos Direitos Humanos, do Estado e das Políticas
Públicas, nas suas teorias e nas suas práticas. Este espaço de divulgação
científica conta com a contribuição de pesquisadores de Direito, de Serviço
Social, de Educação, de Psicologia, de Filosofia, entre outros campos do saber,
pertencentes a distintas Instituições de Ensino Superior, instigando o diálogo
interdisciplinar e interinstitucional.
Conteúdo também oriundo de apresentações nas Mostras realizadas pelas Faculdades FEMA, e que colaboram com a construção de um espaço plural, multifacetado e comprometido com o público ao qual se destina. Além disso, também contamos com entidades pareceristas que atuam no processo de blind peer review dos trabalhos reunidos, e que muito contribuem com a qualidade deste espaço acadêmico dialógico.
Publicação Oficial das Faculdades Integradas Machado de Assis
Cursos
de Direito e de Serviço Social
Rua
Santa Rosa, 536, Centro, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.
CEP: 98900-000
Telefone: (55) 3511 9100
Homepage: www.fema.com.br
Endereço
para o envio de trabalhos
REVISTA
DIREITO E SOCIEDADE: Reflexões Contemporâneas
Linhas de Pesquisa
1 EDUCAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
2 ESTRUTURA SOCIAL E MULTICULTURALISMO
3 EXPERIÊNCIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA: FUNDAMENTOS DOGMÁTICOS, FILOSÓFICOS E
SOCIOLÓGICOS.
Áreas de Conhecimento
1 DIREITO
2 SERVIÇO SOCIAL
Comissão Editorial
Profa. Dra. Bianca Tams Diehl
Coordenadora do Curso de Direito
Faculdades Integradas Machado de Assis
Prof.ª Dra. Mariel da Silva Haubert
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE –
Faculdades FEMA
haubertmariel@gmail.co
Corpo Editorial - Revista Direito e Sociedade
Edição Atual - Revista Direito e Sociedade
EDIÇÕES ANTERIORES
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão – NPPGE apresenta a edição eletrônica da Revista FEMA Gestão e Controladoria – Ano 8, n. 2 -, das Faculdades Integradas Machado de Assis, compartilhando com seus leitores sete contribuições relativas a pesquisas científicas realizadas em âmbito de Graduação e Pós-Graduação.
Os artigos resultantes de relatórios investigativos preconizam os eixos temáticos presentes no Projeto Pedagógico Institucional – PDI/FEMA, direcionando-se, principalmente, à educação e às políticas sociais, ao desenvolvimento regional sustentável, à gestão e ao desenvolvimento das organizações, além da gestão da tecnologia da informação e da inovação tecnológica.
O artigo Análise de
Investimentos Relacionada a Estratégias e Tomadas de Decisão, de Ântoni Nerone
de Aguiar Sartori, Cassiano Fernando Bordim, Jonas Bordim, Luana Tais Buzanello
Beckers e Rafael da Silva Lopes tem como tema as estratégias e tomadas de
decisão com análise de investimentos.
Na sequência, apresenta-se o artigo Cultura Organizacional e a Gestão de
Resultados e Qualidade, escrito por Jonas Bordim, Rafael da Silva Lopes, Luana
Tais Buzanello Beckers, Paulo Roberto Mix e Lauri Aloisio Heckler.
O presente estudo tem como foco uma possível relação existente entre a cultura organizacional, relacionada à gestão da qualidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar se a cultura organizacional está relacionada com a gestão de resultados e de qualidade em uma empresa do ramo contábil.
O terceiro texto intitulado Identificação de Aspectos e Avaliação de Impactos Ambientais em uma Empresa Metalúrgica, de Lauri Heckler, Josier Rodrigo Fernandez, Vinicios Lampert, Eduardo Leusin e Jonas Bordim, tem como proposta a identificação dos produtos que causam impactos ambientais e seu destino após o uso em uma empresa do ramo metal-mecânico, localizada no município de Santa Rosa – RS.
O texto Proposta de uma Ferramenta de Avaliação de Desempenho, escrito por
Jonas Bordim, Luana Tais Buzanello Beckers, Paulo Roberto Mix, Nedisson Luis Gessi
e Ântoni Nerone de Aguiar Sartori, tem como tema a elaboração de uma ferramenta
de avaliação de desempenho para a organização Pró-Empreendedor.
O último artigo Proposta de Implantação de Boas Práticas Agropecuárias,
desenvolvido por Alexandre Gallas, Jonas Bordim, Paulo Roberto Mix, Cassia
Bordim Santi e Rafael da Silva Lopes busca a aplicação de Boas Práticas
Agropecuárias em uma propriedade leiteira, localizada no município de Santo
Cristo – RS. Esse programa proporciona a propriedade benefícios referentes à
higiene, organização, aumento da produtividade e satisfação do cliente e até
redução de custos com melhor aproveitamento da matéria prima.
Assim, a Revista FEMA Gestão e Controladoria dispõe-se a apresentar discussões interessantes para a produção do conhecimento acadêmico, no sentido de propor leituras atinentes à contemporaneidade, estreitando os laços entre ensino, pesquisa e extensão, em uma prática inter e transdisciplinar de estudos científicos.
Prof.ª Dra. Mariel da Silva Haubert
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão NPPGE/FEMA
A REVISTA ELETRÔNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS das Faculdades Integradas Machado de Assis, vinculada ao Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão – NPPGE, procura materializar o incentivo aos acadêmicos da FEMA na produção científica.
Este periódico tem o propósito
de estimular os graduandos a gerar ciência, produzindo pesquisas pautadas por
critérios metodológicos pertinentes à construção dos saberes
institucionalizados, tanto teóricos quanto empíricos.
Os trabalhos publicados tratam de temas diversos, consolidando a
intertextualidade de conteúdo, na superação da visão cartesiana e fragmentada
do conhecimento, e a interdisciplinaridade, no cruzamento de experiências
disciplinares e interdisciplinares com lógicas diferentes.
Com efeito, os artigos passeiam por linhas de pesquisa, ligadas à Administração e às Ciências Contábeis, as quais privilegiam temáticas como:
– o desenvolvimento regional sustentável;
– a educação e as políticas sociais;
– a experiência jurídica na contemporaneidade;
– a gestão e o desenvolvimento de pessoas;
– a gestão e o desenvolvimento de organizações;
– a gestão da tecnologia da informação e da inovação tecnológica.
Reitera-se, assim, a importância da Revista Eletrônica de Iniciação Científica dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis para a comunidade universitária, interna e externa, a fim de que os acadêmicos de graduação e de pós-graduação das Faculdades Integradas Machado de Assis, bem como os seus egressos, tenham acesso e condições propícias a atividades criadoras e de pesquisa, preparando-se intelectual e pragmaticamente às exigências da sociedade educacional e do mercado de trabalho.
conteúdo a ser disposto!
v NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
O Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis tem o objetivo de oportunizar ao acadêmico um ambiente para que possa praticar as teorias estudadas na academia, por meio da interação com as empresas, entidades, produtores e a comunidade, com intuito de atender as demandas referente a gestão, projetos de viabilidade, marketing, custos, layout, departamento de pessoal e a contabilidade. Dentre as atividades disponibilizadas, destaca-se o Escritório de Práticas Contábeis Administrativas (EPCA), em funcionamento desde outubro de 2014. A equipe de trabalho é formada por professores mestres e especialistas nas áreas de atendimentos, auxiliados por acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.
Serviços oferecidos:
· Consultoria sobre ferramentas de controle e de gestão, sobre estudo de layout, gestão de pessoas e de custos;
· Consultoria para realizar plano de marketing e para elaborar projetos de viabilidade;
· Serviço de folha de pagamento, emissão de guias dos encargos sociais;
· Atendimento gratuito à população esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil e fiscal;
· Declarações de imposto de renda – DIRPF;
· Informações sobre dados cadastrais de pessoas físicas – CPF;
· Informações sobre dados cadastrais do CNPJ;
· Emissão de Certidões PF e PJ;
· Levantamento da Situação Fiscal da Pessoa Física;
· Agendamento On-line para PF e PJ junto a RFB;
· Informações sobre isenções Tributárias – Pessoa Física e Jurídica;
· Elaboração de encaminhamento de informações junto aos entes públicos;
· Informações gerais ITR;
· Atendimento à demanda de cálculos periciais judiciais e extrajudiciais do NPJ;
· Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e assistência fiscal e contábil em seu primeiro ano de existência;
· Consulta e orientação frente às demonstrações contábeis e declarações fiscais obrigatórias às pessoas jurídicas do terceiro setor;
· Atendimento Contábil e Fiscal a entidades sem fins lucrativos.
Público-alvo:
· Pessoa física;
· Produtor rural;
· Empreendedor individual;
· Entidades filantrópicas;
· Parcerias com instituições financeiras.
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira 13h 30 min às 17h. Local: Rua Santos Dumont, nº 860, Centro, Santa Rosa, RS, ao lado da Unidade I. Prof. Anderson Pinceta – Coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis.
O Núcleo de Pesquisa e Atividades Complementares do Curso de Direito cabe a responsabilidade acompanhar as atividades complementares do Curso de Direito, bem como promover as atividades de pesquisa. É o Núcleo que oferece atendimento aos acadêmicos para esclarecimentos de dúvidas quanto às atividades complementares e os projetos de pesquisa e extensão. O atendimento acontece todas as tardes, de segunda à sexta-feira e no turno da noite às segundas e quartas-feiras.
O NUPAC tem sua estrutura física em funcionamento junto a Unidade III da FEMA, sala 11A, localizada na Rua Santa Rosa, nº 902, Centro, Santa Rosa, RS.
A Normativa (Resolução) que regulamenta o funcionamento do NUPAC você acessa AQUI
PESQUISA O QUE É PESQUISA?
Compreende-se, como atividades de pesquisa, as ações extracurriculares de investigação e de estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir e estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo do conhecimento jurídico e áreas afins, bem como aquelas atividades realizadas para a execução do Trabalho de Conclusão de Curso. Na FEMA, as atividades de pesquisa são realizadas por alunos, mediante à supervisão de professores, ou por docentes, com a participação de alunos inscritos em Projetos de Iniciação Científica. A participação em projetos institucionalizados de pesquisa, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno-pesquisador a carga horária de até 240 horas de atividades complementares.
EXTENSÃO O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?
A extensão universitária é uma forma de interação que existe entre a academia e a comunidade, como parte de um processo educativo, científico e cultural. A iniciativa propõe ações junto à sociedade e, assim, oportuniza a produção de novos conhecimentos, bem como recebe da própria comunidade suas reais necessidades e anseios. O que os grupos de extensão do Curso de Direito da FEMA buscam é a troca de saberes com a comunidade e a possibilidade de aplicação do conhecimento acadêmico em prol de atividades que proporcionem bem-estar social.
A participação em projetos institucionalizados de extensão, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno extensionista a carga horária de até 150 horas de atividades complementares.
VALIDAÇÃO DAS HORAS COMPLEMENTARES PARA PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
A comprovação da participação nos projetos de pesquisa e extensão dar-se-á através da apresentação e entrega da pesquisa realizada e entrega ao NUPAC do Relatório elaborado pelo professor responsável pelo projeto, constando quadro de horas dos participantes e validado pela Coordenação do NUPAC.
Nesse espaço, por meio de documentos anexos, você acessa: Normativas do Trabalho de Curso, Regulamento do Trabalho de Curso e Modelos Instrutivos e Roteiro de Orientação.











Saiba mais sobre os serviços do Núcleo de Práticas Jurídicas clicando aqui.
Núcleo de relações exteriores
São objetivos do Núcleo de Relações Exteriores – NRE: I – Articulação de contatos com instituições internacionais; II – Incentivar a interação acadêmica de docentes e discentes, através de intercâmbios universitários, facilitando a qualificação do conhecimento e a internacionalização da instituição; III – Administração das atividades de Cooperação Internacional e Interinstitucional, focando o ensino e fomentando a pesquisa.
Atribuições
São atribuições do Núcleo de Relações Exteriores – NRE: I – Manter contato o Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e outros órgãos governamentais nas distintas esferas, desde que vinculados a relações internacionais; II – Representar a FEMA junto às IES internacionais, promovendo novos convênios e mantendo ativos os já existentes; III – Articular docentes e discentes, incentivando intercâmbios, informando e orientando a comunidade acadêmica sobre as oportunidades no exterior, não só de intercâmbio como de projetos conjuntos no exterior; IV – Auxiliar professores e pesquisadores na elaboração de Acordos de Cooperação bilaterais com instituições estrangeiras e nacionais; V – Elaborar editais de intercâmbio, estabelecendo critérios, prazos e contrapartidas dos participantes; VI – Manter um banco de dados atualizado com informações sobre as instituições estrangeiras e nacionais conveniadas, bem como órgãos internacionais e nacionais de fomento à pesquisa e de desenvolvimento de projetos; VII – Apoiar no encaminhamento de projetos aos órgãos de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de obter apoio financeiro; VIII – Programar visitas a outras instituições, com o objetivo de trocar experiências; IX – Ajudar estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros, participantes de programas de intercâmbio internacional, na regularização de sua situação no Brasil, no que se refere à moradia, vistos, atividades de lazer, passeios, viagens, etc; X – Auxiliar os estudantes estrangeiros a efetuarem suas matrículas e se adaptarem na FEMA.
CONTATO
Prof. Adm. Nedisson Luis Gessi Email: nedisson@fema.com.br Telefone: +55 55 9991-6326
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico (NAP) é um espaço de apoio aos estudantes e aos docentes, que tem por finalidade a promoção, a permanência, a inclusão, a participação, o apoio e o atendimento devido aos discentes matriculados na IES; bem como acompanhar o estudante em todos os processos institucionais, identificando e oferecendo condições para aprendizagens significativas na Educação Superior. Sendo assim, o trabalho centra-se em: apoiar o estudante no que se refere aos aspectos pedagógicos e psicológicos inerentes ao processo ensino e aprendizagem; promover ações que permitam ao estudante o desenvolvimento de competências necessárias para melhorar seu desempenho acadêmico e profissional; oferta de suporte ao corpo docente no desenvolvimento de ações que visam o desenvolvimento integral do estudante.
O acesso às atividades individuais ou coletivas realizadas pelo NAP acontece mediante a busca espontânea do aluno, por encaminhamentos advindos das coordenações de curso ou de professores.
Aqui você acessa as Normativas referentes a criação, funcionamento e alterações no Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisa com Seres Humanos
– RESOLUÇÃO CAS Nº 13-2019 Núcleo de Apoio para o Desenvolvimento de Pesquisas com Seres Humanos
– RESOLUÇÃO CAS Nº 14-2019 Altera o Regulamento Núcleo de Apoio para o Desenvolvimento de Pesquisas com Seres Humanos