A IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO

          O sujeito, ao ser colocado em contato com o mundo, apropria-se dos objetos que lhe são dados a partir do convívio com os mais próximos, ou seja, a mãe biológica ou alguém que exerça este papel. E a sua capacidade de apropriação depende dos estímulos criados ao longo de seu desenvolvimento. Assim, emerge a necessidade da figura materna, capaz de criar vínculos e conduzir situações que possam contribuir para com o seu desenvolvimento pleno. 

         O ser humano, ao longo de seu processo, constitui-se pela interação. Assim, o psiquismo humano sofre transformações qualitativas, desenvolvendo-se pela percepção, memória, pensamento, palavra, definidos pelas particularidades de suas relações. A partir disso, observa-se que a condição de sujeito não pode aparecer fora da vida, fora das relações estabelecidas com o outro. O humano constrói relações que se criam na vida, atribui sentidos a partir da representação da sociedade, da ciência, da língua, ou seja, daquilo que lhe é apresentado e chamado, por Leontiev, de significação. Fatos, esses, que nos fazem despertar para a importância do cuidado que se deve ter com o avançar dos sujeitos em seus processos de desenvolvimento. 

         Segundo Leontiev, em sua obra O Desenvolvimento do Psiquismo, “As relações com o mundo circundante da criança são mediatizadas pelas suas relações com os homens através da comunicação prática e verbal com eles. As relações mediatizadas produzem no desenvolvimento da criança as ações e operações requeridas à formação das faculdades e funções humanas.” (1978, p. 321). Assim, pôr em prática uma mediação inadequada pode ser a causa de um atraso de desenvolvimento demonstrada nas dificuldades sobre as ações humanas. Visto isso, percebe-se que a figura materna é uma das mais importantes para formar as bases fundamentais da psique (o intelecto que contém os sentimentos mais profundos). Ao ser a primeira a conviver com a criança, transmite uma série de influências que serão essenciais para uma vida adulta com saúde mental equilibrada.

         O afeto, a sensibilidade e as ligações sentimentais estão relacionados com a figura materna, demonstrando a empatia e o acolhimento. Portanto, neste final de semana em que se comemora o dia das mães, nada mais justo do que homenagear estas pessoas imprescindíveis na vida de outras pessoas que a cada tempo/ciclo de vida buscam suas melhores versões maternas e contribuem mais e mais para com o desenvolvimento humano, a partir de interações responsáveis e saudáveis.

Dra. Mariel S. Haubert

Docente e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão/NPPGE 

Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA.