Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) prestigiaram a primeira noite da Semana da Enfermagem, realizada na quarta-feira, 11 de maio, no Clube Concórdia. A edição de 2022 trata sobre a temática da “Promoção da Equidade em Saúde: um desafio para o Cuidado Integral”.

As Políticas de Promoção da Equidade em Saúde são formadas por um conjunto de programas e ações de saúde, pensadas para promover o respeito à diversidade e para garantir o atendimento integral a populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social. A promoção da equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social.

Na oportunidade, os presentes foram saudados pelo Diretor das Faculdades, administrador Antonio Ternes, e pelo Coordenador do Curso, enfermeiro e professor Paulo Mix. “A Enfermagem, enquanto profissão, tem sua prática voltada ao exercício de um cuidado de excelência. E não há como exercer um cuidado integral sem o conhecimento de como fazê-lo, levando em conta suas demandas e peculiaridades. Nesse sentido, a FEMA, sempre atenta ao cenário social atual e suas demandas, joga luz aos diferentes e se questiona sobre como realizar um cuidado integral, humanizando as relações”, disse o coordenador.

A palestra de abertura contou com a presença dos profissionais Daniel Tavares, enfermeiro na Prefeitura de Porto Mauá e no Centro de Assistência Médico Socil em Tuparendi, mestre em Saúde Materno Infantil, especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; e Isabel Cristina Spies, enfermeira do Hospital Vida & Saúde, especialista em Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde Indígena, em Terapia Comunitária Integrativa e em Enfermagem Obstétrica.

Vale ressaltar que o evento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, representado pela equipe da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. A segunda noite acontece nesta quinta (12), dia em que é comemorado o Dia do Acadêmico de Enfermagem.