Nas aulas de Redação da FEMA, isso faz todo o sentido. Nas mãos dos estudantes, pecinhas de LEGO para marcar o ritmo. Todos dispostos em uma grande roda, cantando a cantiga popular "Escravos de Jó". Ritmo, coordenação motora, concentração, sentimento de equipe e de pertencimento a um grupo, responsabilidade com a sincronia do todo, treino, aliás, muito treino, repetição e insistência. Indubitavelmente, é assim o tecer e o produzir de um bom texto: treino, articulação, projeto, planejamento, repetição, refazer, construir e desconstruir.

 

Produzir um bom texto é isso, não é tarefa de cinco minutos, é um processo, é coordenação, é ritmo, é concentração e insistência. Exatamente do jeitinho que a brincadeira "Escravos de Jó" é. Por isso, na FEMA, cada aula de Redação proporciona vivências inesquecíveis aos estudantes, a fim de realmente instrumentalizá-los a produzir com autonomia, técnica e criatividade.

 

A atividade foi conduzida pela professora Josi Elise Welke.