Uma solução de milhões, hein? Isso mesmo que você leu. Acadêmicos de Enfermagem foram desafiados a elaborar uma solução para o case de um “Posto de Saúde” utilizando a metodologia LEGO® Serious Play®. Como adequar os espaços para uma melhor prestação do serviço à comunidade? Porque uma mudança é necessária? Onde a mudança vai impactar nos processos de atendimento? Esses foram alguns dos questionamentos gerados pelo cenário caótico vivenciado pela Unidade de Saúde.
A atividade baseada na metodologia LEGO® Serious Play® permitiu a prática e a experimentação como método de aprendizagem. “Houve engajamento dos estudantes na execução da proposta da atividade, onde foi possível perceber a participação de todos na busca de uma solução que apresentasse melhorias para o problema do case”, destacou Nedisson.
Em diversos momentos os alunos questionaram suposições, elaboraram cenários para validar a solução e os professores acompanharam o processo fazendo as intervenções e mediações necessárias, para que os estudantes refletissem sobre o contexto abordado e as diferentes opiniões que os colegas traziam. Ao final da atividade, os estudantes prototiparam a solução através do lego e defenderam para os colegas, justificando as mudanças do seu modelo de solução criado. Os professores realizaram o feedback da atividade junto aos estudantes, buscando relacionar aos conceitos construídos nas diversas disciplinas do curso, destacando as habilidades e competências que a atividade estimulou.
A busca pela solução ideal, que envolveu os acadêmicos do 5° semestre do Curso de Enfermagem, foi ministrada pelos professores Nedisson Gessi e Marilei Kovatli, na disciplina de Inovação e Empreendedorismo, no dia 18 de maio.