A customização de roupas ganha cada vez mais seguidores, porque gera uma nova e crescente demanda por peças únicas e exclusivas. Além disso, contribui para um consumo consciente, ação essa que motivou os estudantes dos 7° anos do Ensino Fundamental do Centro Tecnológico Machado de Assis (FEMA) na customização das peças.

Orientados pelas professoras Cátia Luana Bullmann e Morgani Mumbach, os alunos escolheram as peças, planejaram o tipo de intervenção e realizaram a customização. Segundo ela, um dos objetivos da atividade era proporcionar o ensino da Simetria, sendo que a peça escolhida para customização deveria incluir figuras, formas ou símbolos matemáticos que remetessem ao estudo. Vale lembrar que Simetria é quando as duas partes de um elemento dividido no meio são iguais. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na gramática, na arte, na natureza e, claro, na arquitetura.

A prática envolveu os componentes de Educação Financeira e Matemática, abordando os conceitos Consumo e Consumismo e a Simetria de Rotação, Translação e Reflexão.