No dia 2 de junho de 2025, os estudantes do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA participaram da segunda etapa da disciplina Aprendizagem Integradora I, dando continuidade ao processo de imersão com foco no fortalecimento da interação entre a academia e a comunidade.
Sob a orientação das professoras Juliane Colpo e Roseli Bianchi, a atividade teve como principal objetivo consolidar um espaço de diálogo e aproximação entre os acadêmicos e os públicos participantes da extensão universitária, promovendo o protagonismo estudantil e a construção coletiva de saberes.
Nesta etapa, as equipes de estudantes se reuniram com representantes de duas importantes instituições sociais da região: o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Dirce Grosz, representado pela gerente Elaine Alves e pela assistente social Elisabete Rosa, e a OBRAMIS, entidade filantrópica que oferece serviços educacionais para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com a presença da gerente Daiana Rafalski, da voluntária e colaboradora Tauani Malaquias dos Santos e da colaboradora Tatiane da Silva Alencar dos Santos.
O encontro possibilitou uma rica troca de experiências e o aprofundamento da compreensão sobre a atuação da Psicologia nos contextos sociais e comunitários. As conversas foram permeadas por escuta ativa, empatia e análise crítica das realidades enfrentadas pelas instituições e pelos sujeitos atendidos por elas, fortalecendo a formação humanizada dos futuros psicólogos.
A Aprendizagem Integradora reafirma, mais uma vez, o compromisso da FEMA com uma educação conectada às demandas sociais, que valoriza a experiência prática, o diálogo interinstitucional e a formação de profissionais éticos, engajados e sensíveis às transformações humanas e sociais.