Um momento especial, promovido na noite dessa quarta-feira (17/08) no Clube Gaúcho, em Santo Ângelo, reuniu Jornalistas/Comunicadores de toda a Região. Foi o primeiro encontro presencial da SICREDI União RS/ES com profissionais da área, após o período de pandemia, e a equipe da Queridinha da Cidade, Rádio FEMA Educativa FM 106.3, prestigiou a manifestação de reconhecimento da essencialidade do Jornalismo/Comunicação na construção de uma sociedade mais próspera.

Com o tema “Riscos e Oportunidades para o Jornalismo na era Digital – a busca da relevância social”, o Encontro foi realizado em ambiente harmonizado com música e coquetel diferenciados. As boas-vindas dadas por Sidnei Strejevitch, Presidente do Conselho de Administração na Sicredi União RS. Ele compartilhou números e detalhes das ações que demonstraram a grandiosidade da Instituição SICREDI, em seus 120 anos de atuação que tem resultado em projetos ousados, com impacto em todo o Brasil.

A SICREDI reforçou a essencialidade do trabalho jornalístico e de comunicação social em geral, na responsabilidade de promover o acesso das pessoas ao conteúdo de qualidade, no combate as fakes news, e na defesa da verdade à serviço da sociedade, do bem-estar coletivo e de tudo que torna uma sociedade mais desenvolvida, mais próspera.

Mas a palestrante da noite foi Rosângela Florczak, Doutora e Mestre em Comunicação pela PUC RS, Graduada em Comunicação pela UFSM, docente da Escola de Comunicação, Artes e Designer da PUC RS. Ela, que é natural do Noroeste Gaúcho, interior de Tucunduva, compartilhou dados que evidenciam a mudança de comportamento das pessoas com relação ao consumo de informações.

A Jornalista Rosângela provocou reflexões sobre a importância das novas mídias e das mídias tradicionais, a relação entre elas, e a formação de novos profissionais, inclusive por sua atuação direta no ambiente acadêmico. Respondeu perguntas dos colegas e reforçou a relevância de instituições como a SICREDI, que reconhecem e valorizam os veículos de comunicação e seus profissionais.

A Rádio FEMA questionou de que forma a pauta Educação pode passar a ser mais frequente e notória nos mais diversos veículos de comunicação, por ser um tema crucial em uma sociedade que acredita e luta pelo próprio desenvolvimento. E a Jornalista respondeu que a diversificação, a criatividade e a insistência na produção e apresentação dos conteúdos Educativos, são grandes aliados nesse cenário.

No Encontro, ainda, a Sicredi apresentou o panorama dos projetos do Fundo Social da Instituição, contemplados neste ano, e que somam mais de R$ 2 milhões de investimento. A Cooperativa trabalha com o olhar voltado para comunidade, promovendo o desenvolvimento, e seu Fundo Social faz parte do Planejamento Estratégico da Cooperativa, objetivando apoiar projetos locais de interesse coletivo. Em 2022, foram ao todo 304 projetos, sendo 10 ambientais, 14 esportivos, 21 segurança, 47 culturais, 79 saúde e 133 voltados à educação.

A equipe FEMA agradece aos realizadores do evento e reforça a disposição em ser parceira na difusão de conteúdos de relevância social, como os projetos educacionais que estão no topo das ações da SICREDI e que impactam grande e positivamente nas comunidades contempladas.

 

Fonte: Jornalismo Rádio FEMA