Uma pesquisa inovadora sobre a inclusão de crianças autistas, realizada por Andressa da Ronch, egressa da graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), ganhou destaque recentemente na renomada Revista FT, revista multidisciplinar.
A pesquisa, conduzida sob a orientação da professora Flávia Albuquerque e com a coorientação do professor e coordenador do curso, Paulo Mix, teve como principal objetivo compreender os desafios enfrentados pelas famílias na inserção de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas e no meio familiar.
O estudo, classificado como qualitativo, descritivo e exploratório, foi realizado por meio de questionários aplicados a pais com filhos com TEA. Dividindo os resultados em quatro tópicos distintos, a pesquisa abordou o desenvolvimento infantil na perspectiva dos pais, a inclusão escolar no contexto do TEA, a elaboração do diagnóstico pelos pais e as expectativas em relação aos filhos autistas.
Os resultados revelaram que o diagnóstico de autismo implica em grandes transformações na vida das famílias, que enfrentam sintomas de medo, angústia e carência de informações. A pesquisa destaca a necessidade urgente de avançar na inclusão do autismo nos aspectos social, familiar e escolar, visando permitir que o autismo seja vivenciado de maneira natural e saudável.
Este estudo contribui significativamente para a compreensão dos desafios enfrentados por famílias de crianças autistas, oferecendo insights valiosos para profissionais de saúde, educadores e formuladores de políticas interessados na melhoria da qualidade de vida e inclusão dessas crianças na sociedade.