Pesquisa revela desafios da saúde mental de mulheres rurais.
FEMA
19/08/2024
Thailinne Rosenau, egressa do Curso de Bacharelado em Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), publicou um artigo na Revista Eletrônica Acervo Enfermagem investigando a saúde mental de mulheres residentes em áreas rurais, com foco nos fatores associados à depressão e ansiedade.
A pesquisa, que adotou uma abordagem qualitativa, foi realizada com mulheres diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade, residentes na zona rural de um pequeno município no noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo identificou que a sobrecarga de trabalho, a responsabilidade excessiva com familiares doentes, problemas de alcoolismo no núcleo familiar e a presença de violência velada são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento desses transtornos nas mulheres rurais.
Os resultados deste estudo são de grande importância para a enfermagem, pois destacam a necessidade de desenvolver estratégias específicas de prevenção e tratamento para mulheres que vivem em áreas rurais, onde o acesso aos serviços de saúde mental é frequentemente limitado.
O artigo, orientado pela Dra. Gabriele Schek, professora do Curso de Enfermagem da FEMA, pode ser acessado na íntegra através do link: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/16359
Blog