A história da enfermagem inicia, há séculos, com os primeiros registros de cuidados de saúde prestados por sacerdotes egípcios e gregos antigos. Ao longo do tempo, a enfermagem evolui de uma prática tradicional para uma profissão altamente especializada e científica, com um papel vital na prevenção de agravos à saúde, na promoção da saúde, no tratamento e reabilitação de doenças.

No entanto, a enfermagem moderna, como conhecemos hoje, só começou a surgir no século XIX, graças ao trabalho pioneiro de mulheres como Florence Nightingale. Ela estabeleceu os fundamentos da enfermagem moderna ao introduzir princípios de higiene e saneamento, buscando uma nova formação a partir da criação da Escola de Enfermagem de Londres.

O protagonismo feminino na enfermagem mundial é resultado de uma longa trajetória histórica, iniciado pela já citada Florence e que, no Brasil, destaca-se pelo papel importante de mulheres como a Enfermeira Ana Nery que, em plena Guerra do Paraguai, em 1865, apresentou-se para cuidar dos soldados brasileiros feridos no conflito. Vale ressaltar, ainda, que a Enfermeira Wanda Aguiar Horta foi uma das principais responsáveis pela introdução da Teoria das Necessidades Humanas Básicas na enfermagem brasileira.

Dessa forma, vê-se que as mulheres contribuíram significativamente para a construção da enfermagem brasileira. Enfrentaram e enfrentam desafios e dificuldades em um país marcado por desigualdades sociais e econômicas, demonstrando a força de diversas formas, como na capacidade de perseverar diante de obstáculos e preconceitos, na habilidade de se adaptar a diferentes situações, na capacidade de se colocar no lugar do outro e de oferecer suporte e cuidado aos que mais precisam.

A enfermagem moderna é uma profissão que tem evoluído significativamente nas últimas décadas, graças aos avanços tecnológicos, à melhoria da formação e à valorização do papel das enfermeiras na equipe de saúde, que estão contribuindo para o desenvolvimento de técnicas inovadoras de tratamento. As mulheres foram e estão se consolidando, cada vez mais, como protagonistas da enfermagem, sendo responsáveis por liderar equipes, desenvolver novas tecnologias e cuidar dos pacientes em diversos contextos, desde hospitais, unidades de saúde da família, clínicas, home care, além de empreenderem em diversas outras áreas do cuidado.

A história da enfermagem é de inovação, dedicação e liderança feminina. A enfermagem brasileira é uma profissão com protagonismo feminino, com mulheres compreendendo a maioria dos profissionais de enfermagem no país. Essas mulheres têm sido líderes e defensoras incansáveis da profissão, lutando por melhores condições de trabalho e maior reconhecimento profissional.

Em um país em que a desigualdade de gênero é uma realidade, o protagonismo feminino na enfermagem brasileira é ainda mais significativo. As enfermeiras brasileiras têm liderado lutas por direitos e igualdades, dentro e fora da profissão, e têm sido força motriz na promoção da saúde e do bem-estar da população brasileira. Portanto, parabéns a todas as mulheres que fazem a diferença diariamente na enfermagem e a todas as mulheres de tantos outros lugares de atuação.

Me. Paulo Mix

Coordenador do Curso de Enfermagem

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA