Uma comitiva integrada por 40 lideranças empresariais, cooperativas e educação de Santa Rosa viajou nos dias 21 e 22 de março até Piracicaba/SP onde conheceram as dependências do Parque Tecnológico “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” com a finalidade de identificar ações e projetos de estímulo à inovação tecnológica no Agro.


O parque está localizado numa área de mais de 680 mil metros quadrados dividido entre o centro administrativo, a incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos. O grupo liderado pela Presidente da Acisap, Lidia Linck Lagemann, e pelo vice-presidente de agronegócios, Marcos Servat, foi recebido pelo gestor do Parque Tecnológico e diretor executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool, Flavio Castelar. Na oportunidade, o diretor detalhou a história do Parque Tecnológico, bem como, seu desenvolvimento até os dias atuais. A instalação de empresas privadas em toda a área gerenciada pelo Parque Tecnológico também foi abordada além de visitas técnicas a AgTech Garage e Avance/Coplacana.


No período da tarde, o grupo também visitou a ESALQ Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz” e SparcBio, e no dia seguinte a ESALQTec Incubadora Tecnológica na Fazenda Areão, área anexa ao campus USP. Com mais de 130 ha a incubadora tem espaço de 10 mil m², com oito módulos destinados as empresas tecnológicas.



Posicionada como centro de produção de conhecimento e tecnologias no setor agro, o Parque Tecnológico de Piracicaba despertou interesse a partir do projeto AgroMOVE, Programa de Incentivo ao Empreendedorismo do Agro, desenvolvido pela Acisap e entidades representativas de Santa Rosa. O Diretor das Faculdades Integradas FEMA, Antônio Roberto Lausmann Ternes, o Coordenador da Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação – IATI, Nedisson Luis Gessi, e o comunicador da Rádio FEMA FM, Jorge Viana, fizeram parte da comitiva.