Na última terça-feira, 05 de setembro, os estudantes do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Machado de Assis, sob a orientação do professor Carlos Alberto Jr., tiveram a oportunidade de mergulhar na complexa realidade da gestão de projetos. A atividade prática, parte integrante da disciplina Introdução à Controladoria, envolveu a montagem de um castelo de cartas e proporcionou aos alunos valiosas lições sobre planejamento e execução de projetos.

 

O objetivo principal desta iniciativa pedagógica foi simular, de maneira lúdica, os desafios enfrentados no planejamento, execução e controle de projetos reais. Cada equipe de estudantes foi encarregada de seguir um rigoroso processo, incluindo: planejar, apresentar, executar e controlar o projeto e apresentar o resultado. Durante a análise final da atividade, os participantes expressaram suas experiências e desafios enfrentados ao longo do processo. Comentários sobre as dificuldades em seguir o plano original, estratégias adotadas e lições valiosas aprendidas foram discutidos de forma franca e construtiva.

 

A realização desta atividade prática proporcionou aos estudantes uma experiência realista no gerenciamento de projetos. Embora a tarefa possa parecer simples à primeira vista, ela envolveu complexidades que são frequentemente encontradas em projetos do mundo real. Os alunos tiveram que lidar com indefinições, construir estratégias eficazes, trabalhar com desenhos 2D e 3D, enfrentar a possibilidade de atrasos, gerenciar o tempo de forma eficiente, distribuir responsabilidades, resolver conflitos e negociar acordos, tudo isso em um contexto de equipe.

 

O professor Carlos Alberto Jr., que liderou esta iniciativa educacional, destacou a importância de proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar os desafios práticos da gestão de projetos. Ele afirmou: "Essa atividade visa preparar nossos futuros contadores para as complexidades do mundo empresarial, onde a habilidade de planejar, executar e controlar projetos é fundamental. O aprendizado prático é valioso e complementa o conhecimento teórico."

 

Em resumo, essa experiência prática demonstra o comprometimento da FEMA em preparar seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e enfatiza a importância do desenvolvimento de habilidades de gestão de projetos desde o início de suas formações acadêmicas.