DIDÁTICA ASSIMÉTRICA: O QUE É?  

      A Didática Assimétrica é uma abordagem pedagógica que se baseia na ideia de que os estudantes têm diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. Em vez de seguir uma abordagem tradicional, em que todos os estudantes são tratados da mesma forma e seguem o mesmo ritmo de aprendizagem, a Didática Assimétrica permite que os professores adaptem o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.

      Uma das principais vantagens da Didática Assimétrica é que ela permite que os professores utilizem diferentes estratégias de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. Isso pode incluir o uso de diferentes materiais didáticos, como: textos, vídeos, jogos ou exercícios práticos, dependendo do estilo de aprendizagem de cada estudante.

      Além disso, a Didática Assimétrica permite que os professores estabeleçam metas de aprendizagem específicas para cada estudante, o que pode aumentar significativamente o engajamento e a motivação dos estudantes. Isso pode ser especialmente útil em contextos em que os estudantes têm dificuldades de aprendizagem ou em que há grandes diferenças de desempenho entre os estudantes.

      Outra vantagem da Didática Assimétrica é que ela permite que os professores adaptem o ensino de acordo com as necessidades de cada estudante, o que pode aumentar significativamente o sucesso acadêmico dos estudantes. Isso pode ser especialmente útil em contextos em que os estudantes têm dificuldades de aprendizagem ou em contextos que há grandes diferenças de desempenho entre os estudantes.

      Portanto, a Didática Assimétrica é uma abordagem pedagógica que pode contribuir para com o engajamento e a motivação dos estudantes e pode ser especialmente útil nos momentos em que os estudantes têm dificuldades de aprendizagem ou em que há grandes diferenças de desempenho entre os estudantes.

 

Dr. Nedisson Luis Gessi

Me. Denise Felber Chaves

Coordenadores IATI Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA