A data de 02 de Abril foi marcada como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, constituindo-se como uma campanha ampla e importante que tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”. Uma proposta que considera a importância do conhecimento e da informação como uma das estratégias para minimizar os estigmas e preconceitos dirigidos às pessoas com TEA, o que afeta também as famílias. Nesse sentido, a FEMA cumpre seu papel como instituição formadora e educativa, criando e possibilitando espaços de interação com os diversos conhecimentos, viabilizando, aos estudantes e a comunidade, acesso à seminários e entrevistas com profissionais que abordam o tema com cientificidade e compromisso social.
A inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior é um direito garantido por lei em diversos países, inclusive no Brasil, e deve ser promovida por meio de políticas e práticas que garantam a acessibilidade e a adaptação dos espaços e recursos educacionais, além de proporcionar apoio pedagógico e tecnológico adequado para atender as necessidades específicas de cada estudante.
A perspectiva abordada na FEMA é a do Direito à Diferença, no contexto da inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, importante passo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa, que valoriza e respeita as diferenças de cada indivíduo.
Nesse sentido, a FEMA conta com uma Comissão de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com o objetivo de promover contextos e interações promotoras de Direitos Humanos e encorajadoras de relações que promovam uma educação mais Humanizada.
A Comissão atua juntamente com a Direção, Coordenações, Docentes, Discentes e famílias, por meio de suporte, divulgação de conteúdo, informações e conhecimentos que possam ajudar na construção de uma consciência coletiva em prol dos Direitos da Pessoa com TEA.
Outra ação importante da Comissão, centra-se na interação com a comunidade, fortalecendo o papel das instituições educativas na construção de conhecimentos que possam ajudar a transformar a realidade e as pessoas. Nesse sentido, palestras, lives, materiais diversos são compartilhados e acessíveis à comunidade, colaborando com a proposta de diminuir os preconceitos por meio das informações adequadas e que possam desconstruir estimas e rejeições a partir de orientações.
Na semana em que marca a data da Conscientização do Autismo, ainda, algumas atividades importantes ocorreram: participação no II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior; participação em programas da rádio FEMA, abordando a temática sob diferentes perspectivas; adesão ao Dia Azul nas Escolas e mobilização de conteúdos nas redes sociais.
Me. Juliane Colpo
Psicóloga do NAP e da Comissão de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo
Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA