Na noite da última segunda-feira, 19, os acadêmicos do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) participaram de uma atividade prática da disciplina de Aprendizagem Integradora I, com foco no tema "A representação social da Psicologia". A ação foi organizada pelas professoras Juliane Colpo, coordenadora do Curso, e Roseli Bianchi, professora da disciplina, com mediação do professor Nedisson Luis Gessi, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacional (NITED), e teve como objetivo principal a preparação para o trabalho em equipe em projetos de extensão.
A metodologia utilizada foi baseada no LEGO® Serious Play®, uma abordagem inovadora que transforma o lúdico em ferramenta de desenvolvimento de competências como comunicação assertiva, empatia, planejamento estratégico e resolução de problemas. Durante a atividade, os estudantes foram desafiados em duas dinâmicas principais:uma voltada à mobilidade e cooperação, e a outra focada em precisão, criatividade e foco coletivo.
Esses desafios, desenvolvidos com LEGO® Duplo, estimularam os participantes a trabalhar sob pressão, tomar decisões em grupo e aprimorar a comunicação interpessoal — habilidades essenciais para o exercício da Psicologia e para atuação em projetos de extensão.
Ao final da atividade, os estudantes participaram de uma roda de reflexão guiada, relacionando os aprendizados da experiência com a prática extensionista e a futura atuação profissional.
Com iniciativas como essa, o curso de Psicologia da FEMA reafirma seu compromisso com uma formação que integra teoria, prática e inovação, preparando os estudantes para os desafios da profissão e para uma atuação socialmente comprometida.