Atividade Inovadora Promove Integração e Reflexão no Curso de Direito da FEMA.
FEMA
27/02/2024
![](https://fema.com.br/public/thumb/02effadf-083c-4d64-b2c7-71d8a479b68c/850x540/ef82132b-c670-48ff-8eed-25c8738c0aa4.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/d2f23384-a4d1-4842-bf1f-33861095e638/850x540/dfd8e537-a99e-4dd8-9a34-b06ee29d8d0c.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/eb5245e7-ddb2-4e31-a761-86126c878b8b/850x540/a1813d89-d06d-42f0-836a-1a1b7ce9d159.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/d445c8c6-56e0-4b09-be55-f84feadb5a8f/850x540/8e58e96f-536e-4471-bb7d-d1c1cc3eee8b.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/02effadf-083c-4d64-b2c7-71d8a479b68c/850x540/ef82132b-c670-48ff-8eed-25c8738c0aa4.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/d2f23384-a4d1-4842-bf1f-33861095e638/850x540/dfd8e537-a99e-4dd8-9a34-b06ee29d8d0c.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/eb5245e7-ddb2-4e31-a761-86126c878b8b/850x540/a1813d89-d06d-42f0-836a-1a1b7ce9d159.jpg)
![](https://fema.com.br/public/thumb/d445c8c6-56e0-4b09-be55-f84feadb5a8f/850x540/8e58e96f-536e-4471-bb7d-d1c1cc3eee8b.jpg)
No dia 22 de fevereiro, os estudantes do Curso de Direito, da disciplina de Direito Constitucional: Fundamentos e Direitos Fundamentais, do segundo semestre, sob a orientação da Professora Raquel Callegaro, e Processo Constitucional, do décimo semestre, ministrada pelo Professor Tiago Jardim, participaram de uma atividade única voltada para integração, sensibilização e revisão dos conteúdos.
A iniciativa buscou destacar a importância do Direito Constitucional em todas as fases formativas da faculdade e além dela. No início da atividade, os alunos do segundo semestre foram divididos em cinco grupos, cada um contando com a participação de um colega do décimo semestre. Esses pequenos grupos proporcionaram uma oportunidade para os estudantes compartilharem suas principais dificuldades, desafios, momentos felizes, e expectativas para o próximo semestre, quando todos já estarão formados.
A dinâmica permitiu ainda que os alunos mais experientes aconselhassem os colegas iniciantes, compartilhando insights sobre o que fariam de maneira diferente se pudessem voltar ao início do curso. Além disso, os alunos do segundo semestre tiveram a chance de questionar os colegas mais avançados sobre suas inquietações em relação à faculdade.
O evento foi descrito como uma experiência linda e emocionante, destacando a troca de conhecimento, a prática de escuta ativa e argumentação. Após essa fase inicial, a atividade progrediu para uma revisão oral dos conteúdos, seguida por uma dinâmica de defesa de teses argumentativas em um debate estruturado conduzidos pela professora Raquel.
A participação ativa e entusiástica dos alunos demonstrou que as habilidades e competências previstas na formação dos estudantes na FEMA são não apenas compreendidas, mas também internalizadas. A iniciativa reflete o compromisso contínuo da instituição em proporcionar experiências educacionais inovadoras e integradoras.
Blog