AS FINANÇAS PESSOAIS

Cuidar das finanças pessoais é tarefa indispensável para qualquer pessoa, porém, muitas vezes, não damos a devida importância para esse aspecto básico da vida, que é gerenciar nossos ganhos e, principalmente, nossas despesas. Na maioria das vezes, chegamos a trabalhar mais de 200 horas por mês para ganhar dinheiro e, infelizmente, não “tiramos” o devido tempo de 2 horas, por exemplo, para gerenciar nossas finanças.

Gerenciar as finanças passa por exercício de disciplina e, sobretudo, de planejamento. Planejar é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, para o alcance dos nossos objetivos. Por meio do planejamento, podemos construir uma espécie de reserva de dinheiro que, ao longo do tempo, poderá contribuir para a realização dos nossos sonhos.

É no planejamento que estipulamos: a) quais os objetivos? b) em quanto tempo queremos alcançá-los? c) qual a quantia de dinheiro necessária? d) como farei para atingi-los? É importante destacar que planejar financeiramente não é apenas uma questão de sucesso material, é também sucesso pessoal e profissional, pois, busca-se, a partir disso, uma melhor qualidade de vida.

Atualmente, a influência do meio em que vivemos pode ser uma armadilha que nos força a manter um diferente estilo de vida, em que o consumismo prevalece. Nesse sentido, é importante distinguir necessidades e desejos. Necessidades são todas aquelas coisas (básicas), necessárias para se viver. Já desejos são coisas também importantes, porém que não precisam ser atendidos hoje, ou seja, pode aguardar um momento futuro para se concretizar.

A disciplina fará com que possamos seguir nosso planejamento corretamente, pois, ao longo do caminho, existirão muitas “tentações” (gastar por impulso).

Inicialmente, para gerenciar as finanças pessoais, devemos “tomar nota” de todas as entradas (salário, ganhos, rendimentos, aluguéis etc), bem como todas as saídas (despesas fixas + despesas variáveis + reserva para poupança). A partir desse controle, podemos conhecer, de modo concreto, nossa real situação financeira.

O exercício do controle não é apenas “tomar nota”, é necessário acompanhar, para saber como as nossas finanças estão se comportando, através da comparação mês a mês. Assim, podemos conhecer quais despesas podem ser eliminadas ou reduzidas.

Por fim, o objetivo principal da gestão das finanças pessoais é a realização dos grandes sonhos da vida e o sucesso requer equilíbrio entre planejar e fazer. A poupança (economia) é um sacrifício atual, para um benefício futuro.


Leonardo Melgarecho dos Santos

Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis

Adm. Marcos Rogério Rodrigues

Docente dos Cursos Superiores

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA