AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO

      O modo como a educação é estruturada, tanto na escola quanto na universidade, tem se mostrado incapaz de atender às necessidades da sociedade contemporânea. Por isso, é preciso abandonar o modelo tradicional de ensino, que tem como premissa o professor como mero transmissor de informações e adotar metodologias ativas de aprendizagem, que promovam a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento.

      Ambientes de aprendizagem ativa são aqueles em que os estudantes são incentivados a serem agentes de sua própria aprendizagem, desenvolvendo estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas. Isso pode ser alcançado por meio de atividades que permitam a construção de conhecimentos sobre os conteúdos, além de fornecer e receber feedback. Nesses ambientes, o professor atua como orientador e facilitador do processo de aprendizagem, em vez de ser a única fonte de informação e conhecimento.

      A aprendizagem ativa pode ser promovida por meio de diferentes estratégias, como: projetos, problemas a serem resolvidos, debate de ideias e simulações. É importante lembrar que a mudança para uma abordagem de aprendizagem ativa requer um planejamento cuidadoso e uma adaptação gradual, para garantir que os estudantes estejam preparados para essa nova forma de aprendizagem.

      É importante destacar que a mudança para uma abordagem de aprendizagem ativa não é simples e requer um planejamento cuidadoso e uma adaptação gradual para garantir que os estudantes estejam preparados para essa nova forma de aprendizagem. Além disso, é preciso levar em consideração as particularidades de cada contexto educacional e de cada grupo de estudantes, para garantir que a metodologia adotada seja eficaz e atenda às necessidades dos estudantes. No entanto, ao investir em ambientes de aprendizagem ativa, é possível promover uma educação mais significativa e que prepare os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração.

Dr. Nedisson Luis Gessi

Me. Denise Felber Chaves

Coordenadores da IATI

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA