Na noite de terça-feira, 12 de novembro, o Curso de Direito da FEMA promoveu o XVIII Simpósio de Direito Contemporâneo, que contou com a participação do Projeto SIN@!S. O encontro teve como tema “Precisamos falar sobre Violência” e foi realizado no Clube Concórdia.

 

A atividade contou com a presença de diversas autoridades e representantes institucionais, entre eles Mariel da Silva Haubert, diretora geral das Faculdades Integradas Machado de Assis; Bianca Tams Diehl, coordenadora do Curso de Direito da FEMA; Cleiton Edmundo Baumgratz, coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão das Faculdades; Denise Felber Chaves, coordenadora da IATI; Renê Carlos Schubert Jr., presidente da OAB Subseção de Santa Rosa; Ubirajara Daniel Diehl Júnior, delegado de Polícia Regional; e Enzo Fontana de Melo, que representou a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa.

 

A palestrante convidada foi Michele Prado, assessora especial do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE) do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Michele é pesquisadora e graduanda em Criminologia, especialista em radicalização, extremismo violento e terrorismo on-line, com foco na prevenção entre crianças e adolescentes.

 

Durante sua fala, ela compartilhou estudos e reflexões sobre os riscos da radicalização e os desafios na promoção de uma cultura de paz, especialmente no ambiente digital.

 

O evento proporcionou um espaço de diálogo e conscientização, reforçando o compromisso do Curso de Direito da FEMA com a formação cidadã e a responsabilidade social.