Com o propósito de oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizado inovadora, a professora Juliane Colpo, das Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, deu início a uma nova jornada no componente de Psicologia Jurídica. O início das atividades, em 10 de outubro de 2023, marcou o uso da metodologia 7Bricks, parte da metodologia LEGO, com o apoio e mediação do colega Dr. Nedisson Gessi.

O tema gerador da atividade foi Desenvolvimento de Competências Emocionais e Comportamentais à Serviço da Justiça. O componente de Psicologia Jurídica tem como objetivo principal promover espaços de interação e construção de competências emocionais e comportamentais para consolidar uma formação condizente com as demandas profissionais contemporâneas.

As problematizações que envolveram a abordagem foram: qual o papel e a contribuição da Psicologia na interface com o Direito? Que competências emocionais e comportamentais podem contribuir com o exercício profissional no âmbito Jurídico? E qual a contribuição da Psicologia nessa construção?

A técnica 7 Bricks permite que indivíduos e equipes encontrem soluções para desafios construindo modelos com peças de montar LEGO. Essa técnica promove o pensamento criativo, tirando as pessoas de suas zonas de conforto e envolvendo-as em uma atividade lúdica e não convencional.

"A abordagem inovadora do componente de Psicologia Jurídica visa preparar os estudantes para as práticas interprofissionais no ambiente do sistema de justiça, onde a Psicologia desempenha um papel fundamental. Ela contribuirá para o desenvolvimento de competências emocionais e comportamentais necessárias para uma formação condizente com as demandas profissionais contemporâneas", destacou a professora Juliane.

Essa iniciativa promete enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo jurídico com uma compreensão mais profunda das questões emocionais e comportamentais envolvidas.