Os acadêmicos do 4º semestre do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis, na disciplina de Direito Empresarial e Societário, ministrada pela professora Rosmeri Radke, mergulharam em um emocionante projeto de pesquisa colaborativa. Eles se dividiram em 10 grupos, onde cada um abordou diferentes aspectos dos "Temas Emergentes em Direito Empresarial".
Para a realização da atividade foi feito uso da plataforma Padlet que permite a criação de "murais" virtuais nos quais os participantes podem postar textos, imagens, links e até mesmo vídeos. A ferramenta estimula o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais para o sucesso no mundo atual. Desta forma, os acadêmicos experimentaram uma forma inovadora de aprendizado colaborativo, compartilhando pesquisas e postagens em tempo real.
O professor Nedisson Gessi, Coordenador do NITED (Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais) afirma que a nova realidade mundial vem pleiteando uma reestruturação dos ambientes organizacionais, a fim de atender as demandas das transformações de um mundo cada vez mais digital/exponencial e seus impactos na sociedade.
"A interatividade foi o ponto alto do projeto. Através da plataforma Padlet, os acadêmicos puderam acompanhar o progresso e as descobertas de todos os grupos, trocando ideias e insights, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor. O Projeto demonstrou como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado colaborativo e interativo.", enfatizou a professora Rosmeri.
A FEMA investe nas mais diversas formas de uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas práticas inovadoras estão ganhando destaque como uma maneira eficaz de preparar os estudantes para o mundo real, com incentivo ao pensamento crítico, a colaboração e a resolução de problemas.