Natália Luiza Löff, egressa do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), teve sua pesquisa sobre saúde do homem reconhecida na revista científica Research, Society and Development. Sob orientação da Drª. Bruna Knob Pinto, a pesquisa teve como objetivo identificar as ações realizadas por profissionais de saúde da atenção básica no âmbito da saúde masculina em um município da região de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
O estudo, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, envolveu a participação de profissionais da saúde em um município de pequeno porte no noroeste gaúcho. A coleta de dados foi realizada nas unidades básicas de saúde onde esses profissionais atuam. Os resultados e discussões revelaram que os profissionais de saúde destacaram ações de saúde específicas, principalmente relacionadas ao câncer de próstata.
Em suas considerações, Natália ressaltou a importância do envolvimento da gestão nesse processo, capacitando os profissionais e buscando alternativas criativas para tirar essa população da invisibilidade. Também enfatizou a necessidade da implementação de ações baseadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), tanto em termos de prevenção e promoção quanto de recuperação da saúde, tendo em vista os processos de saúde já estabelecidos.
Essa pesquisa destaca a relevância de abordar questões específicas da saúde masculina e ressalta a necessidade contínua de desenvolver estratégias eficazes para promover a saúde e o bem-estar dos homens em comunidades locais. O estudo de Natália Luiza Löff é mais um exemplo do compromisso da FEMA em promover a produção científica de qualidade e contribuir para o avanço do conhecimento na área da saúde.