𝟐𝟕/𝟎𝟗 - 𝐃𝐢𝐚 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐎́𝐫𝐠𝐚̃𝐨𝐬.

A doação de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical) é o ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. O Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais realizam transplantes – atrás apenas dos Estados Unidos – ainda assim, temos mais de 34 mil brasileiros que aguardam por um transplante (Ministério da Saúde).

Conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto são os principais objetivos da data comemorativa, instituída pela Lei nº 11.584/2.007.

Com o propósito de compartilhar informações sobre esse ato que SALVA VIDAS, os estudantes do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da FEMA, realizaram diversas ações nos dias 26 e 27 de setembro. Dentre elas, realizaram uma fala para os alunos do Curso Técnico em Enfermagem, participaram da Programação da Rádio FEMA, foram nas Escolas Pedro Meinerz (Santa Rosa) e Antonio Barella (Novo Machado), onde falaram sobre o processo de doação, o que pode ser doado e quem pode fazer isso e finalizaram o momento com lindos brindes. Além dessas ações, estiveram presentes no Hospital Vida e Saúde, onde foram distribuídos materiais informativos para funcionários, familiares e pacientes.

A vida precisa continuar. Informe-se e converse com a sua família sobre o desejo de SER DOADOR.

#doaçãodeorgãos#sejadoador