‘...lutando contra as drogas, ensinando a dizer NÃO’, refrão da música que embalou quase 600 estudantes das redes pública e privada de Santa Rosa, na formatura da segunda turma 2022 do Programa de Educação e Resistência as Drogas e a Violência - PROERD. O evento, realizado no Centro Cívico Cultural Antonio Cargos Borges, na tarde de sexta-feira (02), evidenciou a grandiosidade do curso que é ministrado pela Brigada Militar, com apoio da Prefeitura Municipal e comunidade escolar.

Annie de Moura Klock, de 11 anos, conquistou o prêmio pela redação destaque municipal e ganhou uma bicicleta. Ainda, foram premiadas duas redações por turma e as vencedoras da FEMA foram Letícia Maria Colombo e Isabeli Luísa Knorst, que receberam Kits escolares e réplicas do leão, mascote do Programa.

“Coloquei que a autodefesa é uma das coisas mais importantes na nossa vida, que é muito mais importante do que ficar só decorando uma tabuada. E que precisamos aprender isso pra toda a nossa vida, que isso muda todo o contexto da nossa vida, que assim vamos nos tornar pessoas melhores. Fiquem distantes das drogas, fiquem seguros, com suas famílias”, disse Annie.

Os ‘proerdianos’ da FEMA são estudantes dos 5ºs Anos A, B e C, que compreenderam o conteúdo pautado em orientações seguras para se manter longe do mundo das drogas, lícitas e ilícitas, como explica uma das coordenadoras do Programa. “O PROERD faz a diferença na vida de nossos jovens, que aprendem a tomar boas decisões, ser responsáveis, a lidar com a tensão e com o bullying. Eles relatam em redação como foi esse trabalho, mas principalmente o que mais chamou a atenção foi o nível de responsabilidade desses pequenos, já assumindo que vão se comportar de maneira adequada, levar isso pra famílias e amigos que passam por apuros. Essas redações com tamanho envolvimento se destacam e foram premiadas”, disse Major Vanessa Peripolli.

O PROERD é um Programa de Educação e Resistência as Drogas e a Violência, por meio do qual o estudante participa de dez aulas e ao final recebe certificado. As lições orientam o estudante e a família para o não uso de álcool e drogas.