Desafios reais do mercado impulsionam atividade prática entre estudantes de Administração da FEMA
FEMA
14/05/2026
Transformar conhecimento em prática foi a proposta de uma atividade realizada com os estudantes dos cursos de Administração da FEMA, que vivenciaram uma experiência voltada à inovação, estratégia e resolução de desafios reais do mercado.
A ação envolveu os acadêmicos do 5º semestre de Administração, na disciplina de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Danieli Hermes, e os estudantes do 3º semestre, na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos, conduzida pelo professor Alexandre Matjie.
Durante a atividade, os estudantes receberam em sala Jonatan Aresso, sócio-fundador da empresa ScootWay, incubada na IATI, que apresentou o modelo de negócio da startup voltada à mobilidade urbana e lançou desafios reais para os acadêmicos desenvolverem soluções estratégicas aplicáveis à empresa.
Entre as propostas trabalhadas estiveram a construção da missão, visão e valores da ScootWay, estratégias para formação de equipes, elaboração de organograma de gestão, criação de processos de recrutamento e seleção para os setores de tecnologia, vendas e financeiro, além do desenvolvimento de cards para divulgação de vagas.
A atividade proporcionou uma vivência prática aos estudantes, fortalecendo a conexão entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho. Além disso, estimulou o pensamento estratégico, a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
A iniciativa reforça a importância da extensão como ferramenta de aproximação entre ensino, inovação e realidade profissional, preparando os acadêmicos para os desafios do cenário empresarial contemporâneo.
Blog