O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) promoveu, no segundo semestre, a Etapa 2 do Projeto Interdisciplinar de Extensão, com o tema “Saúde e Desenvolvimento Infantojuvenil”.

 

A atividade integra o percurso de extensão do curso, envolvendo os componentes curriculares Aprendizagem Integradora II, Psicologia do Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência e Psicologia, Saúde e Políticas Públicas. O trabalho contou com a mediação das professoras Camila Câmara, Juliane Colpo, Maria da Graça Dias da Costa Lyra e Flávia Pereira Albuquerque, que acompanharam e orientaram os acadêmicos durante o processo.

 

Nesta etapa, foi realizado um encontro de apresentação e contextualização da realidade e do contexto das instituições parceiras, destacando aspectos relacionados aos territórios e às demandas locais para futuras interações.

 

O público participante incluiu representantes de importantes entidades da comunidade:

     Secretaria Municipal da Educação e Cultura, representada pela psicóloga Alexandra Gallon;

     Associação Beneficente Espaço Feliz, com a psicóloga Cristina Wondracek Seifert;

     Escola FEMA, representada pela psicóloga Rochelli Colossi Ziembowicz.

 

A proposta do projeto é fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando que os estudantes do curso de Psicologia tenham contato direto com a realidade social e institucional, ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de soluções em conjunto com a comunidade.

 

Segundo as docentes mediadoras, o trabalho busca aprofundar a compreensão das demandas infantojuvenis, relacionando a prática acadêmica com o compromisso social da Psicologia e o papel transformador da educação superior no território em que está inserida.