No dia 12 de abril de 2024, mais de 40 acadêmicos de Direito da FEMA, que cursam a disciplina eletiva de Execução Penal, tiveram uma experiência única e enriquecedora. Eles participaram de uma visita técnica ao Presídio Regional de Santo Ângelo,  acompanhados pelo Professor Bruno Cerejo e pela Defensoria Pública Estadual, onde realizaram atendimento a cerca de 70 apenados em regime fechado.

A atividade foi muito mais do que uma simples visita. Além de contribuírem com doações de materiais de higiene, os acadêmicos realizaram atendimentos técnicos-jurídicos sob a supervisão da Defensoria Pública. Divididos em grupos, parte dos acadêmicos realizou a visita pela manhã, enquanto outra parte realizou os atendimentos. À tarde, as atividades foram invertidas, proporcionando uma experiência completa e profunda para todos os envolvidos.

Para a acadêmica de Direito, Leticia Bayer, "a experiência representou um grande crescimento pessoal, pois nos permitiu enxergar a realidade de uma forma completamente diferente da que imaginávamos. Ao final do dia, a sensação foi de que tudo valeu a pena. Não há palavras para descrever as histórias ou emoções vivenciadas, apenas gratidão".

Segundo o Professor, "foi um momento de grande emoção, pois os alunos demonstraram grande maturidade pessoal, técnica e acadêmica, materializada pela organização e disciplina do grupo, pela satisfação manifestada por todos os apenados que foram atendidos e tiveram suas demandas analisadas. Certamente, esta oportunidade entrará para a "lista" dos melhores momentos de minha carreira de Professor e de Defensor Público".

A visita ao presídio proporcionou aos acadêmicos uma visão real e prática do sistema prisional, além de possibilitar o contato direto com os apenados, o que contribuiu significativamente para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. A experiência foi marcante e demonstra o compromisso da FEMA com a formação de profissionais éticos, humanizados e comprometidos com a justiça social.